Brasília Amapá |
Manaus

Taxistas protestam em frente à Câmara contra projeto que libera Uber em SP

Compartilhe

SÃO PAULO – Cerca de 2 mil motoristas de táxi realizam um protesto em frente à Câmara Municipal, no centro de São Paulo, nesta quarta-feira, onde acontece a votação de um projeto de lei que pode liberar o Uber na capital. Os taxistas, que usam rojões e buzinas, gritam palavras de ordem. Eles começaram a chegar ao local ainda pela manhã.

Esta é a segunda discussão do projeto de lei 421/2015.De um caminhão de som parado em frente à Câmara, líderes de movimentos dos taxistas prometem “infernizar” cada vereador favorável ao projeto de Lei. A Polícia Militar estima que o número de manifestantes chega a 2 mil pessoas.

– Não à covardia. Não vamos dar esse gosto ao Haddad – prometia um manifestante pelo microfone, referindo-se ao prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Para os motoristas, que combinaram a manifestação pelas redes sociais, o serviço de táxi pode acabar em caso de aprovação do projeto.

O projeto já foi aprovado na Câmara em 1ª votação em dezembro do ano passado e passou por duas audiências públicas, em que houve confusão. Para evitar confronto dentro da Câmara na hora da votação, foi feita uma divisão no plenário. De um lado, há 80 cadeiras reservadas para os taxistas. Do outro lado, ficarão os apoiadores do Uber.

No projeto, de autoria do vereador Police Neto (PSD), estão previstas três formas de compartilhamento de veículos na cidade de São Paulo. Uma delas é a locação do carro por determinado período para uso. A segunda é o compartilhamento das viagens, uma espécie de carona gratuita ou paga. Neste caso, o dono do veículo compartilha ou loca assentos em seu veículos.

O terceiro é o compartilhamento do viário com transporte individual do passageiro, o caso do Uber.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7