Brasília Amapá |
Manaus

Supremo abre o sétimo inquérito sobre presidente do Senado

Compartilhe

BRASÍLIA – O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira a abertura de mais um inquérito para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no âmbito da Operação Lava-Jato. A decisão foi tomada a partir de um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Agora, Renan responde a sete inquéritos na mais alta corte do país. Ainda há pendente um outro pedido de Janot, para a abertura do oitavo inquérito contra o peemedebista.

Em despacho desta segunda-feira, foi aberto inquérito para apurar indícios contra o parlamentar que surgiram a partir de delação premiada de Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, que atuava como entregador de dinheiro para o doleiro Alberto Youssef. Em depoimento, Ceará teria dito que foram repassados valores a Renan. O senador é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo Janot, houve “repasse, de forma oculta e disfarçada”, de vantagem pecuniária indevida ao parlamentar. Na delação, Ceará disse que, entre 2009 e 2014, ele não se lembrava a data exata, houve movimentação no Congresso Nacional para instalar a CPI da Petrobras. O depoente disse ter ouvido Youssef dizer que daria R$ 2 milhões a Renan para evitar a instalação. Ele não informou se o dinheiro foi pago ao parlamentar.

Dos sete inquéritos abertos contra Renan. seis tratam de suspeitas relativas à Lava-Jato. O sétimo apura se uma empreiteira pagava pensão à jornalista Mônica Veloso, que tem uma filha com o senador. Há pedido de Janot para o tribunal abrir mais um inquérito contra Renan, que trata da movimentação financeira suspeita de Renan no valor de R$ 5,7 milhões. As suspeitas surgiram a partir das investigações do caso Mônica Veloso, mas os crimes apontados são outros. Caberá ao ministro Dias Toffoli decidir abrir esse inquérito no STF.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7