A nota no Enem divulgada hoje é a chave que abre as portas para o ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Entre a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o início das inscrições para cursar uma faculdade pública, o candidato tem cerca de 10 dias para fazer sua escolha no processo seletivo. Neste ano, 130 instituições estaduais e federais oferecem quase 240 mil vagas. Com tantas opções, a oportunidade para estudar de graça numa universidade pública pode estar onde menos se espera.

Para obter êxito neste processo, o candidato deve traçar uma estratégia para aumentar suas chances. Antes de mais nada, é preciso conhecer as notas de cortes do curso de interesse em cada faculdade participante do Sisu. Com essa informação em mãos, dá para saber em quais instituições de ensino as chances de aprovação são maiores.

Uma ferramenta de pesquisa fundamental para o estudante é o Simulador Nota de Corte, criado pelo Quero Bolsa. Nela, estão reunidos todos os dados que o candidato precisa para avaliar as notas de corte nas instituições, incluindo o comportamento das notas nos últimos processos seletivos, as notas de corte média e mínima no estado de interesse, assim como a menor nota de corte para o curso pretendido em todo o Brasil. O site também exibe a relação de universidades que oferecem o curso pretendido com a nota de corte em cada campus e turno. Outra opção disponibilizada são as notas de corte para participação do candidato em programas como Fies e Prouni, além da busca por bolsas de estudo na rede privada.

Fonte: Noticias ao minuto