Brasília Amapá |
Manaus

Senadores petistas comparam Dilma a Tiradentes e chamam Temer de ‘conspirador’

Compartilhe

BRASÍLIA – Senadores do PT lembraram a figura de Tiradentes, tema da novela “Liberdade, liberdade”, que estreou segunda-feira na TV Globo, para acusar o vice-presidente Michel Temer de estar comandando uma conspiração para trair e tirar a presidente Dilma Rousseff do cargo. Temer foi atacado duramente em discursos no plenário e chamado de “conspirador geral da República” pelo líder do governo, Humberto Costa (PT-PE).

O líder do governo acusou os deputados, que aprovaram ontem em comissão da Câmara a admissibilidade do impeachment, de terem se movido por vingança e dado “mais um passo rumo ao lamaçal” para o qual o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem conduzido. Ele também mandou Temer “vazar” do cargo por não inspirar mais confiança na presidente.

Costa chamou o relatório aprovado, de autoria do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), de “anomalia” e verdadeira “aberração jurídica” pela falta fundamentação jurídica e não caracterização do crime de responsabilidade. Disse que o áudio de Temer é a prova da conspiração.

— Tenha circulado intencionalmente ou por acidente, esse discurso escancara a fórmula absolutamente desleal e mesquinha com que o vice-presidente tem agido nas sombras, tramando a derrubada de Dilma, alguém que por duas vezes foi sua companheira de chapa. É a evidência – se é que alguém precisava de mais alguma – de que temos um conspirador geral da República instalado ao lado do Palácio do Planalto, conspirando e operando dia e noite para empurrar a presidenta da cadeira que ela conquistou por meio do voto popular — protestou Humberto Costa.

O líder do governo continuou dizendo que a “dignidade e brio” não se encontram facilmente no mercado. E, como fez o ministro Jaques Wagner ontem, Costa também pediu que Temer renuncie ao cargo.

— Chega de cartas vazadas com tintas de mesquinhez! Chega de áudios vazados com discursos em falsete! Vaze do cargo se ele não lhe contempla mais, se não tem mais apreço em seguir onde está. Vá às ruas, converse com os brasileiros, conquiste votos e, por meio de eleição, tente entrar legitimamente no Palácio do Planalto. A rampa está lá para ser galgada por qualquer brasileiro, mas entenda que ela fica na frente e não na porta dos fundos — defendeu Humberto Costa.

No mesmo sentido, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) protestou contra Temer e o acusou de traição.

— Ontem mesmo, no mesmo dia, na Rede Globo, começou Liberdade, Liberdade, que trata do episódio de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier. Foi um lutador pela liberdade enforcado, sem julgamento, sem recurso, e nós tivemos ontem também um resultado de que eu não tenho dúvida que ocupará algumas páginas tristes da história política recente do nosso país. É parte do jogo democrático? Poderia ser, se não viesse com a roupagem de conspiração que tem como líder, comandante, oficial maior Eduardo Cunha. E agora se candidata a subchefe o Vice-Presidente Michel Temer – subchefe, porque o cargo de chefe do golpe, desse atropelo à Constituição, já está ocupado por Eduardo Cunha — criticou Jorge Viana.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7