Brasília Amapá |
Manaus

Sem-terra e PM entram em confronto no Paraná

Compartilhe

SÃO PAULO. Cerca de 450 sem-terra entraram em confronto com a Polícia Militar durante reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha do Itaipu, no Paraná, na manhã desta quarta-feira. Os sem-terra interditaram as duas pistas da BR-277 e atearam fogo em tratores, caminhões e pneus. A Polícia Militar, que usou 650 homens na operação, teria sido recebida a pedradas. Para dispersar o protesto, os policiais usaram gás lacrimogênio

Os sem-terra ocuparam a fazenda em 18 de março passado e pediram oito dias para desocupar a área. A PM permitiu que fiquem apenas mais dois dias na área. Os sem-terra deverão ser encaminhados para o Assentamento Antônio Tavares, no município de São Miguel do Iguaçu.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) afirma que a fazenda pertence a Licínio de Oliveira Machado Filho, presidente da Etesco, citado na Lava-Jato. Ele teria sido o responsável pela indicação do diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, condenado a cerca de 40 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro.

Os sem-terra afirmam que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado é sócio de Licínio na fazenda. A assessoria da Etesco confirma que a área pertence a Licínio, mas afirma que Sérgio Machado nunca foi sócio da família.

O Paraná registrou 16 ocupações em 2015, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, envolvendo 5.403 famílias se sem-terra.

Na última segunda-feira os sem-terra deixaram a fazenda Tio Faustino, em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, e foram para um acampamento na região. O Rio Grande do Sul tem


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7