Brasília Amapá |
Manaus

Risco de rompimento de barragem em Minas mobiliza força-tarefa

Compartilhe

Representantes das defesas civis estadual e municipal, da mineradora Vale, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Barão de Cocais, cidade a 93 km de Belo Horizonte, se reúnem, na manhã deste sábado (23), para traçar um plano de ação para o caso de rompimento da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco.

O nível de alerta da estrutura foi elevado para o grau máximo (3), no final da noite desta sexta-feira (22), após a empresa de avaliação contratada pela Vale não atestar a segurança da barragem.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, a equipe da força-tarefa trabalhou durante a madrugada para rever o plano de contingência da cidade.

No dia oito de fevereiro, 492 pessoas que moram na chamada zona de autossalvamento – áreas que ficam a 10 km da jusante da barragem ou que a lama de rejeitos pode atingir em até 30 minutos – foram retiradas de suas casas preventivamente. Na data, o nível de alerta da barragem foi elevado para 2


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7