Brasília Amapá |
Manaus

Renan diz que não há consenso entre ministros do PMDB sobre saída do governo

Compartilhe

BRASÌLIA – Os ministros do PMDB procuraram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para costurar uma alternativa depois que o partido aprovou o desembarque do governo. Renan disse nesta quarta-feira que se reuniu com ministros na noite de terça-feira, mas não confirmou nem a interlocutores ser patrocinador da proposta da licença. O presidente do Senado participou de jantar com os ministros Helder Barbalho (Portos), Eduardo Braga (Minas e Energia) e Kátia Abreu (Agricultura) na noite de ontem. O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), também esteve presente. Além disso, Renan conversou com o ministro Marcelo Castro (Saúde).

Renan disse que não cabe a ele falar de nomeações ou exonerações, mas fez críticas à decisão do PMDB. O presidente do Senado disse, porém, que qualquer movimento do PMDB provoca reações dos demais partidos. Os outros partidos da base começaram a negociar com o governo.

— O PMDB, como maior instituição congressual, maior partido, tem uma responsabilidade muito grande. E qualquer movimento que o PMDB fizer, evidentemente, vai influir nos demais partidos, o que só aumenta a responsabilidade. Não sei o que motivou a realização da reunião do diretório do partido. O PMDB tem uma responsabilidade muito grande com o Brasil, com a democracia e deve, mais do que nunca, cumprir esse papel — disse Renan.

O senador contou que não havia consenso entre os ministros sobre que atitude tomar.

— Eles conversaram (comigo), mas externando um ponto de vista, e não havia consenso entre eles. Eles ficaram de hoje conversar com a presidente e definir com ela o que é que vão fazer. Fiz questão de dizer a eles que, da mesma forma que não quis influir na nomeação deles, muito menos gostaria de influir na exoneração — disse Renan.

Mas a direção do PMDB não aceita a proposta de licença de ministros, afirmando que essa postura não está prevista nas regras do partido. Segundo interlocutores, o vice-presidente Michel Temer não deu aval à proposta de licença dos ministros do partido e avisou que eles poderão sofrer processos no Conselho de Ética da sigla.

Renan voltou a adotar o discurso que sua preocupação agora é ser isento e permanecer como presidente do Congresso e do Senado. Sorrindo, ele disse que comentar nomeações ou exoneração não é “a minha praia”.

— Tenho que ficar muito longe dessa decisão se vão ficar ou não. Se conseguir preservar a instituição dessa partidarização que está acontecendo, estarei cumprindo meu papel — disse Renan.

Katia Abreu defendeu em redes sociais hoje que a presidente tome a decisão que achar melhor para recompor a base do governo.

“Continuaremos no governo e no PMDB. Ao lado do Brasil, enfrentamento da crise. Deixamos a presidente à vontade caso ela necessite de espaço para recompor sua base”, disse Kátia Abreu, no Twitter.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7