Brasília Amapá |
Manaus

Renan diz em conversa que tentou evitar recondução de Janot na PGR

Compartilhe

RIO – Em mais uma conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fala sobre a recondução ao cargo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na gravação, Renan afirma que tentou evitar a permanência de Janot no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas disse que “estava só”. Em setembro de 2015, o procurador-geral foi reconduzido por mais dois anos. O áudio foi divulgado pelo “Jornal Hoje”, da TV Globo, nesta sexta-feira.

SÉRGIO MACHADO: Agora uma coisa eu tenho certeza: sobre você não tem nada ainda.

RENAN CALHEIROS: Nesse mistério todo, a gente nem sabe por que eles vivem nessa obsessão.

SÉRGIO MACHADO: Hoje, eu acho que vocês não poderiam ter reconduzido esse b***, não. Aquele cara ali…

RENAN CALHEIROS: Quem?

SÉRGIO MACHADO: Ter reconduzido o Janot. Tinha que ter comprado uma briga ali.

RENAN CALHEIROS: Eu tentei… Mas eu estava só.

Em outra conversa, também divulgada nesta sexta-feira pela TV Globo, o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) fala com Machado sobre a prisão de João Santana, marqueteiro da campanha eleitoral da presidente afastada Dilma Rousseff, pela Operação Lava-Jato.

SÉRGIO MACHADO: A Dilma não tem condições. Você vê, presidente, nesse caso do marqueteiro, ela não teve um gesto de solidariedade com o cara. Ela não tem solidariedade com ninguém não, presidente.

JOSÉ SARNEY: E, nesse caso, ao que eu sei, é o único que ela tá envolvida diretamente. E ela foi quem falou com o pessoal da Odebrecht para dar, acompanhar e responsabilizar pelo Santana.

SÉRGIO MACHADO: Isso é muito sério. Presidente, você pegou o marqueteiro dos três para o presidente do Brasil. Deixa que o ministro da Justiça, que é um banana, só diz besteira, nunca vi um governo tão fraco, tão frágil e tão omisso. É que estavam dizendo esta semana: a presidente é b*** mole. A gente não tem um fato positivo.

JOSÉ SARNEY: E todo mundo, todo mundo acovardado.

SÉRGIO MACHADO: Acovardado.

À TV Globo, a assessoria de imprensa de Renan Calheiros informou que o senador agilizou a recondução do procurador Rodrigo Janot ao cargo, no segundo mandato da presidente Dilma. A assessoria de imprensa da presidente afastada informou, por nota, que todos os pagamentos feitos ao publicitário João Santana na campanha da reeleição – totalizando R$ 70 milhões – foram contabilizados na prestação de contas, aprovadas pelo TSE.

ÁUDIOS POLÊMICOS

Gravações de conversas entre o ex-presidente da Transpetro e caciques do PMDB divulgadas esta semana indicam articulações políticas para tentar barrar a Lava-Jato. Em um dos áudios, o presidente do Senado, Renan Calheiros, fala com Machado e Sarney em como acessar o ministro do STF e relator da Lava-Jato Teori Zavascki. Em outro diálogo entre Renan e Machado, os dois fazem críticas ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chamado de “mau caráter”, e a políticos. Uma terceira conversa também registrou reclamações do que Sarney e Machado chamaram de “ditadura da Justiça”.

Machado fez delação premiada na Lava-Jato, já homologada por Zavascki. Numa série de depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República, ele falou sobre a arrecadação de dinheiro de origem ilegal para políticos aliados, entre eles Sarney, Renan e o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR). Um áudio envolvendo Jucá, divulgado na última segunda-feira, acabou levando a sua saída do governo de Michel Temer.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7