Brasília Amapá |
Manaus

Relator do Conselho de Ética vota pela cassação do mandato de Delcídio

Compartilhe

BRASÍLIA — O senador Telmário Mota (PDT-RR) votou pela perda do mandato do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) por quebra do decoro parlamentar, em sessão no Conselho de Ética do Senado nesta terça-feira. Telmário é o relator do processo aberto a partir da prisão de Delcídio em novembro do ano passado.

A quebra do decoro ocorreu por conta da tentativa de obstrução de Justiça e do suposto pertencimento a uma organização criminosa, acusações que embasaram a prisão preventiva do ex-líder do governo no ano passado. É o que consta no voto do relator. Delcídio tentou impedir a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e chegou a arquitetar um plano de fuga, conforme a acusação.

— O representado ignorou os interesses institucionais e colocou interesses privados em primeiro lugar — disse o relator.

O voto de Telmário ocorreu menos de cinco meses depois de instaurado o processo no colegiado. Foram, ao todo, dez sessões no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.

O processo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tramita no Conselho de Ética daquela Casa há seis meses, sem perspectiva de desfecho. Cunha já é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), denunciado num inquérito e investigado em outros procedimentos da Lava-Jato. Uma sucessão de manobras vem atrasando o processo do presidente da Câmara.

No caso do pedido de cassação de Delcídio, o relatório, se aprovado pelo Conselho de Ética, seguirá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para o plenário. Caberá aos pares de Delcídio decidirem sobre a cassação, numa votação aberta.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7