Brasília Amapá |
Manaus

Relator de comissão dará parecer favorável a impeachment de Dilma

Compartilhe

BRASÍLIA – Relator do processo de impeachment na comissão especial, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), adiantou a colegas do partido que apresentará nesta quarta-feira parecer favorável ao impedimento da presidente da República Dilma Rousseff. A reunião da bancada do PTB ocorreu por volta das 13h30, antes do início da comissão especial. A informação foi confirmada por parlamentares da bancada.

Ao final da reunião da bancada, a presidente do partido, Cristiane Brasil (RJ), disse em entrevista que dos 19 parlamentares do partido, só cinco deve se opor ao impeachment de Dilma quando o processo chegar ao plenário.

A disputa é voto a voto na comissão do impeachment na Câmara, segundo levantamento do GLOBO com os 65 integrantes do colegiado, feito entre segunda e terça-feira. A oposição reúne hoje 30 votos a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff e está a três de formar maioria. Precisa, para isso, ganhar adeptos entre os 17 deputados que se declararam indecisos. Outros 18 se manifestaram contra a continuidade do processo. O cenário, porém, é imprevisível, já que ainda faltam orientações partidárias, e posições vêm sendo alteradas com a atuação do governo sobre algumas legendas.

Uma enorme fila de deputados foi formada no plenário onde ocorrerá a reunião da comissão do impeachment. Eles disputam quem se inscreve primeiro e, assim, tem preferência no momento dos discursos. Parlamentares da base do governo e da oposição ocupam a fila e até brincam um com o outro. Um raro momento de alguma discontração entre eles.

Paulo Maluf (PP-SP) é um dos primeiros da fila.

— Estou aqui. Agora quero ver se vão me deixar falar — disse Maluf.

Ivan Valente (SP), líder do PSOL, disse que nunca viu tantos oradores na Casa.

— Deve ter uns 513 aqui agora — disse Valente, se referindo à totalidade do número de deputados.

Parlamentares de um lado e outro fazem piadas.

— Ô Arlindo, você tá furando fila — disse um oposicionista a Arlindo Chinaglia (PT-SP).

— Aqui não tem esse negócio de ser maior ou menor bancada, não. É quem chegou primeiro — disse outro deputado.

RELATÓRIO SERÁ VOTADO NA SEGUNDA-FEIRA

O relatório de Jovair Arantes será votado segunda-feira. O parecer aprovado pela comissão é uma orientação ao plenário. Seja qual for a decisão da comissão, ela terá de ser submetida à votação por todos os deputados. Ela, no entanto, é um importante termômetro para definição do impeachment na Câmara.

Ontem, o presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF), fez uma reunião com os líderes partidários para fechar acordo sobre o procedimento de votação. Acertou-se de se iniciar a discussão do relatório após o encerramento da sessão do plenário na sexta-feira, que será iniciada pela manhã. A discussão não será feita no sábado e domingo, será retomada na manhã de segunda-feira e às 17 horas deste dia será iniciado o processo de votação. Rosso disse que ainda fará os cálculos para decidir se haverá necessidade de reduzir o tempo de 15 minutos, previsto regimentalmente, para a fala de cada deputado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7