Brasília Amapá |
Manaus

Relator da cassação de Delcídio diz que delação o torna réu confesso

Compartilhe

BRASÍLIA – Relator do processo de cassação de Delcídio Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética, o senador Telmário Mota (PDT-RR) se disse surpreso com as revelações feitas pelo petista na pré-delação premiada. O relator disse que não conversou com o ex-líder do governo nem por telefone. Segundo o advogado Gilson Dipp, Delcídio se encontra internado em um hospital em São Paulo, onde está sendo submetido a exames “drásticos”, que podem resultar em um novo pedido de licença.

Telmário disse que, se o que foi publicado pela revista IstoÉ for verdadeiro, Delcídio fez uma confissão de culpa. Ele tem que entregar até a próxima quarta-feira parecer arquivando ou dando prosseguimento ao pedido de cassação de Delcídio.

— Se ele fez a delação premiada, é réu confesso. E réu confesso é com a Justiça. Se o cara é réu confesso, depõe contra si mesmo. Imagina, o cara se auto confessa réu. Acho que (acelera) sim — avalia Telmário Mota, garantindo que irá agir dentro da legalidade dos autos e não “há nada no mundo” que o faça aceitar pressão de aliados de Delcídio.

O relator afirma que só falou com Delcídio quando ele ligou para desmentir ameaças, de que, se caísse, levava metade do Senado com ele.

— Fui para a tribuna e disse que ele, naquele momento, colocava todos do Senado sob suspeição. Fui o primeiro que o questionei . Ele ligou no mesmo dia e me disse que jamais faria isso, que não tinha essas informações e aquilo não era verdadeiro — disse Telmário.

Telmário também negou contaminação ao processo por ser vice-líder do governo.

— Sou vice-líder do governo para defender as coisas importantes pro país, não para estar protegendo ninguém. Fui eleito sem grupo político e financeiro, combatendo a corrupção. Não serei passivo a tudo isso não. Não vou passar a mão na cabeça de ninguém. Fui contra a prisão do Delcídio porque não tinha sustentação nas normas, era preciso ser flagrante e crime inafiançável — defendeu-se o relator.

Nesse dia em que as revelações da revista IstoÉ sacodem Brasília, o único movimento no gabinete de Delcídio, no 25º andar do Senado, é da assessora de imprensa, que atende a telefonemas de todo o país, de jornalista, senadores, vereadores, prefeitos e amigos querendo falar com o senador petista.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7