Brasília Amapá |
Manaus

Quatro moradores de rua já morreram durante onda de frio em SP

Compartilhe

SÃO PAULO — Quatro moradores de rua já morreram na cidade de São Paulo nos últimos dias, durante as madrugadas de baixa temperatura. A capital paulista voltou a registrar mais um recorde de baixa temperatura no ano. A temperatura mínima da madrugada foi de 3,5 ºC, no Mirante de Santana, com registro de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A menor mínima deste ano, anterior à registrada nesta madrugada, havia sido na sexta-feira, com 5,5°C.

A Secretaria da Segurança Púbica de São Paulo registrou mais um caso de morador de rua encontrado morto durante uma madrugada fria. Neste domingo, Adilson Roberto Justino morreu na calçada da avenida Paulista, região central. De acordo com informações do 78º DP, o morador de rua não apresentava sinais de violência.

Na sexta-feira, um homem de 55 anos que dormia sob um pedaço de papelão morreu em frente à estação Belém, na zona leste de São Paulo.Outras duas mortes, de moradores de rua na zona norte, estão em investigação. O corpo de um homem foi encontrado próximo ao metrô Santana, na última quinta-feira. O segundo caso que está em investigação é o de uma mulher, também moradora de rua, achada sem vida na avenida Cruzeiro do Sul, perto do Terminal Rodoviário do Tietê, neste domingo. Os dois ainda não foram identificados.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informou que registrou, desde o dia 16 de maio, mais de 240 mil acolhimentos por meio do programa Operação Baixas Temperaturas. Apenas neste final de semana, a prefeitura acolheu por dia, em média, 11 mil moradores em situação de rua. Durante a estação mais fria do ano, a SMADS intensifica o trabalho na rede de abordagem. Normalmente, a rede de acolhimento da Prefeitura possui cerca de 10 mil vagas fixas, mas com o plano a rede foi ampliada em mais 1.300 vagas emergenciais.

Em termos de dias seguidos, segundo o Inmet, São Paulo teve a menor temperatura desde 10 de julho de 1994, quando a mínima ficou em 0,8°C, mínima absoluta daquele ano. Considerando-se somente os meses de junho, é a menor em 22 anos. Em 27 de junho de 1994, a mínima ficou em 2,0°C.

URUPEMA REGISTRA -8,5ºC

No sul do país, Urupema, localizada na Serra Catarinense, registrou na manhã desta segunda-feira a menor temperatura do ano no estado, com – 8,5°C. As três cachoeiras localizadas abaixo do Morro das Torres amanheceram congeladas, pelo quinto dia consecutivo.

Outra cidades que registraram temperaturas negativas: Bom Jardim da Serra (-7,9ºC); São Joaquim (-5,7ºC); Porto União (-4,6ºC); Itaiópolis e São Bento do Sul (-4,4ºC); Caçador (-4,3ºC); Monte Castelo (-4,2ºC); Rio Negrinho (-4,1ºC); Lages (-4ºC); Papanduva (-3,9ºC); Fraiburgo (-3,9ºC); Major Vieira (-3,6ºC); Santa Cecília (-3,5ºC); Papanduva (-3,4ºC); e Canoinhas (-3ºC).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7