Brasília Amapá |
Manaus

PT e CUT convocam militantes para ‘denunciar golpe’

Compartilhe

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO – O PT e a CUT articulam uma grande mobilização para tentar conter o impacto da nova fase da Operação Lava-Jato que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do partido, Rui Falcão, convocou a militância para entrar em estado de vigília. Por outro lado, o Movimento Brasil Livre, que organiza junto com o Vem pra Rua para uma manifestação pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff e contra o PT no próximo dia 13, também convocou pelas redes sociais um ato em defesa da Lava-Jato, às 19h, em frente ao Masp, em São Paulo.

Os dirigentes, parlamentares, prefeitos e governadores aliados receberam uma mensagem nas primeiras horas da manhã como orientações do que fazer em cada cidade. A ordem é denunciar um “golpe” e uma “articulação da mídia” para destruir “Lula, o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff”. Em vídeo, Rui Falcão chamou a operação de “policialesca” e “midiática”.

— Trata-se de um espetáculo político que deixa claro qual é o verdadeiro viés dessa operação. A luta continua, companheiros — afirmou Rui Falcão.

Pelo Whatsapp, os dirigentes petistas receberam o alerta:

“Atenção companheiros: 1. Convocar reunião dos Diretórios Regionais de todos os Estados com parlamentares e Prefeitos; 2. Convocar coletivas em todos os estados para as 15hs, 3. É muito importante as ações serem planejadas e que repercutam nacionalmente; 3. Pauta: Denunciar o golpe; denunciar a articulação da mídia, MP e Oposição, tudo feito para turbinar o dia 13; 4. Convocar mobilização permanente até o dia 31 de março; 5. Chamar os partidos da FBP para reunião amanhã cedo!”

Falcão alterou a foto do perfil colocando a imagem de Lula e convocou os militantes para fazer o mesmo. Ele pediu que todos os petistas entrem em vigília.

— Nós estamos fazendo uma conclamação à militância — chamou Falcão — Todos os diretórios nesse momento, todos os estados, entrem em vigília — pediu.

O presidente petista diz que a força tarefa da Lava-Jato não está combatendo a corrupção e sim o PT:

— Não se trata de combater a corrupção, mas simplesmente de atingir o ex-presidente Lula, o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff — declarou o presidente da sigla.

A CUT também entrou em estado de alerta. Em nota encaminhada aos associados, a entidade diz que o “maior líder popular da história do Brasil foi constrangido a depor coercitivamente pela Polícia Federal, mesmo não tendo uma única prova de que cometeu qualquer ato ilícito”.

“É o golpe que vem sendo construído pela direita há meses, sendo colocado em prática com a parceria dos grandes meios de comunicação do país, de parte da PF, do Ministério Público e da oposição ao projeto de governo democrático e popular que Lula implantou no Brasil em 2003”, afirma a nota.

Eles pedem às CUTs Estaduais e sindicatos para construir a unidade em defesa do ex-presidente Lula com todos os “movimentos democráticos”.

“É importante ter em mente que: 1) temos de organizar a luta; 2) fazer a vigília; 3) ação permanente será comunicada durante o dia de hoje”.

A CUT informou que vai encaminhar novas orientações durante o dia.

JANDIRA: ‘É UM GOLPE DE NOVO TIPO’

Um grupo de parlamentares do PC do B acompanha, na sala ao lado onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento no aeroporto de Congonhas. Entre eles está a deputada Jandira Feghali (RJ), que avisa que haverá reação política para denunciar o que considera um “golpe de novo tipo” no país e que o povo irá às ruas para fazer frente a isso.

— O povo vai para as ruas. Tem um estado de exceção em curso. Precisamos enfrentar juridicamente e politicamente, não podemos ficar calado. É um golpe de novo tipo, não são os militares, mas parte do Judiciário, alguns procuradores, agentes da Polícia e parte da mídia, mas o comando é do Judiciário. O problema maior é o que parte do judiciário está fazendo — criticou Jandira, acrescentando:

— Vamos ter que reagir politicamente, não tem conversa. Tem que ter comoção nacional.

Segundo a deputada, Lula está depondo numa sala e os parlamentares do PC do B estão em uma sala ao lado. Eles estão em São Paulo porque fariam uma reunião do partido e hoje de manhã, um dos deputados foi avisado por advogados de Lula que o depoimento estava ocorrendo em Congonhas. Foram todos para lá. São quatro deputados e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). Jandira disse que, segundo os advogados, Lula está tranquilo e respondendo às questões. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), segundo ela, acompanha o depoimento como advogado.

— É uma ilegalidade travestida de legalidade. O Moro ( juiz Sérgio Moro) quer comandar o Brasil, quer acuar todo mundo. A questão de onde Lula vai depor está sub judice com a ministra Rosa Weber. Ele representou no Supremo para a tomada de decisão. Ele não está sendo investigado na Lava-Jato. Enquanto a Rosa Weber não decide, o Moro vai e pede a condução coercitiva? Autorizado por quem do Supremo? É o novo golpe moderno. Absurdo, inaceitável — acrescentou a deputada do PC do B.

ATOS EM APOIO À LAVA-JATO

Pelas redes sociais, o grupo Movimento Brasil Livre convocou uma manifestação às 19h desta sexta-feira em frente ao Masp, em São Paulo, de apoio à Operação Lava-Jato. Ao meio-dia, das 31 mil pessoas convidades pelo Facebook, 814 haviam se mostrado interessadas e 454 confirmaram presença.

Na mesma página, o Movimento Brasil Livre RS agendou a “Comemoração Lula em Cana” para as 17h desta sexta-feira no Parcão, em Porto Alegre. Das 2.800 pessoas convidadas, 487 manifestaram interesse e 434 disseram que comparecerão.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7