Brasília Amapá |
Manaus

PT do Rio sofre debandada em meio à crise e às vésperas das eleições

Compartilhe

RIO — Em meio à crise que abate o partido e às vésperas das eleições municipais, o PT do Rio sofre uma debandada. O partido deve perder sua maior cidade, Niterói, cujo prefeito Rodrigo Neves, que pretende disputar a reeleição, está conversando com o PDT.

— Ainda não tem conversa definitiva, mas ele (Rodrigo Neves) está conversando com o Jorge Roberto Silveira (ex-prefeito de Niterói pelo PDT) —disse o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Em entrevista ao GLOBO em janeiro, Neve disse que tem “desconforto” com o PT, mas que tinha a preocupação de não passar a ideia de que age por “oportunismo eleitoral”. A assessoria de imprensa do prefeito disse que não tem informações sobre eventual troca de partido.

Enquanto Neves ainda negocia, o deputado estadual Carlos Minc, ex-ministro de Meio Ambiente do governo Lula e filiado ao PT desde 1989, entregou sua carta de desfiliação na manhã desta quinta-feira. Ele afirmou, no entanto, que continuará contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Minc disse que não ingressará em um outro partido de imediato, ficando independente.

Na carta, Minc afirmou que, apesar dos avanços, como a redução da pobreza, “cometemos muitos erros, na política, na ética, na economia”. O deputado diz ainda que a atual situação tem criado “impasses e isolamento” que prejudicam o exercício de seu mandato. “Temos que ficar mais tempo nos defendendo e explicando do que atuando por nossas bandeiras históricas”, afirmou o ex-petista em trecho do documento.

Outro que está de saída do PT é o deputado estadual Zaqueu Teixeira, cuja filiação ao PDT está marcada para a noite desta quinta-feira. Ele sai para disputar a prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, já que o PT vai apoiar o PMDB. Com isso, a bancada petista na Assembleia Legislativa cairá de cinco para três integrantes.

O presidente do diretório regionald o PT, Washington Quaquá, não quis comentar:

_ Ainda há muita especulação. Vou aguardar as decisões para me pronunciar.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7