Brasília Amapá |
Manaus

Preso pela PF, Funaro tem no currículo maior honraria concedida pela Alerj

Compartilhe

RIO — Preso nesta sexta-feira em São Paulo durante a operação “Sépsis” da Polícia Federal, o doleiro Lúcio Bolonha Funaro tem em seu currículo duas das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em setembro de 2002, o paulista recebeu o título de Cidadão do Estado do Rio. Já em dezembro de 2004, foi condecorado com a Medalha Tiradentes. Ambas as proposições foram feitas pelo então deputado estadual Albano Reis, que morreu no mesmo mês da concessão do mérito, num acidente de trânsito.

No texto de justificativa da Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pelo parlamento fluminense, Funaro é descrito como um “honroso e digno economista”, além de uma “pessoa virtuosa em sua profissão, homem de integridade e alto nível de conhecimento, experiência e boa formação no campo econômico”. Os elogios não param por aí. “São muitos os cargos e funções assumidos e sua capacidade geradora de serviços está acima das espectativas (sic). O economista traduz o dinamismo característico dos grandes empreendedores e na atual missão que lhe foi confiada, presta relevantes serviços ao nosso Estado”. No currículo descrito, Funaro aparece na época como diretor-presidente da empresa Royster S/A.

A resolução que concede a Medalha Tiradentes foi ratificada pelo atual e também presidente da Alerj em 2004, deputado Jorge Picciani (PMDB). Já o título de Cidadão Fluminense foi assinado por Sérgio Cabral, presidente da Casa em 2002.

No pedido de prisão preventiva de Funaro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cita relatório da Comissão da Valores Imobiliários (CVM), de 2012, que constatou indícios de desvios de aplicações do Prece (Fundo de Pensão dos servidores da Cedae) envolvendo o doleiro e o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entre 1 de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003 e, depois, entre 1 de novembro de 2003 a 31 de março de 2006.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7