Brasília Amapá |
Manaus

Povoado é evacuado por causa de risco de rompimento de barragem da Vale

Compartilhe

Barragem da usina hidrelétrica Mello, que pertence à Vale e fica localizada no município de Rio Preto (MG), está sob risco de rompimento, depois que o nível da água de seu reservatório subiu em decorrência das fortes chuvas.
Cerca de 30 moradores são evacuados do povoado de Conceição de Monte Alegre, distrito de Santa Bárbara de Monte Verde, na manhã deste sábado. As famílias estão seguindo para casas de parentes, ou para hotel disponibilizado pela prefeitura de Rio Preto, de acordo com informação repassada pelo prefeito, Inácio Machado Ferreira.

Conforme o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, a ação acontece por motivo de precaução. Por meio de nota, a Vale informou que acionou o nível 2 do plano de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello.

Ainda conforme nota, desde novembro do ano passado, a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório.

Neste momento o local está sendo monitorando. A barragem e o nível de água encontram-se estáveis. Ainda não há previsão de retirada de alerta. G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7