Brasília Amapá |
Manaus

PMDB pode fechar questão a favor do impeachment

Compartilhe

BRASÍLIA – Com o avanço do processo de impeachment na Câmara, a direção nacional do PMDB articula o “fechamento de questão”, o voto unânime da bancada de 68 deputados, a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff. A executiva, comandada pelo senador Romero Jucá (RR), se reunirá na próxima quinta-feira, véspera do começo da votação em plenário, para discutir o tema. Jucá vem costurando esta posição internamente. Apesar do PMDB nunca ter adotado este tipo de postura em votações congressuais, a cúpula entende que a simples discussão desta proposta seria uma forma de pressionar os dissidentes, que já chegaram a 25 parlamentares, mas que hoje estariam em cerca de dez.

Na noite de segunda-feira, o vice-presidente Michel Temer jantou, no Palácio do Jaburu, com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ). A avaliação feita é de que o grupo governista do partido diminuiu nos últimos dias pelas negociações em curso. Mapeamento da cúpula indica que, no momento, não chegam a dez os parlamentares aliados a Dilma, dentre eles, Picciani; os ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Marcelo Castro (Saúde), Mauro Lopes (aviação Civil), que retomarão os mandatos para votar no domingo; além de deputados do Pará e de Alagoas.

Segundo interlocutores do vice-presidente, a conversa foi em torno de um “roteiro de procedimento” para evitar desgastes entre direção e deputados após a votação do impeachment. Piccini explicou a Temer sua dificuldade em mudar o voto, já declarado a favor de Dilma. Temer, por sua vez, sinalizou que independentemente da posição do parlamentar, não haverá nenhum tipo de “retaliação”.

Para a votação da comissão especial do impeachment na Câmara realizada nesta segunda-feira, o PMDB liberou o voto. Picciani reconheceu a divisão na bancada e informou que os deputados peemdebistas estavam liberados para votar como quissesem na comissão especial que aprovou o parecer do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), a favor da continuidade do processo de afastamento de Dilma.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7