Brasília Amapá |
Manaus

PGR apresenta nova denúncia contra Cunha ao STF

Compartilhe

BRASÍLIA – Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir ação penal contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta sexta-feira à corte nova denúncia contra o parlamentar. O inquérito trata de contas bancárias na Suíça atribuídas a ele e à mulher dele, Cláudia Cruz. Uma das filhas do parlamentar, Danielle Dytz da Cunha, também teria sido beneficiada com dinheiro vindo dessas contas. Segundo as investigações, o deputado teria cometido evasão de divisas, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em outubro do ano passado, o relator da Lava-Jato no STF, ministro Teori Zavascki, determinou a transferência para uma conta judicial no Brasil de 2,5 milhões de francos suíços – correspondentes a R$ 9,6 milhões. O dinheiro ficará bloqueado em uma conta judicial. Ao fim do processo, se ficar comprovado que o valor foi obtido de desvios da Petrobras, haverá ressarcimento aos cofres públicos.

Em sua defesa, Cunha alegou que nunca recebeu vantagem referente a desvios da Petrobras ou de qualquer outra empresa. Com a nova denúncia em mãos, Teori vai elaborar um voto e submetê-lo ao plenário. Ainda não há previsão de quando esse julgamento vai ocorrer.

Na última quinta-feira, o STF aceitou denúncia contra Cunha no inquérito em que ele é investigado por receber propina de US$ 5 milhões. O dinheiro teria sido desviado de contratos da Petrobras. O inquérito foi transformado em ação penal. O deputado é réu, suspeito de ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7