Brasília Amapá |
Manaus

PF prende funcionária da Odebrecht em Salvador

Compartilhe

CURITIBA — A funcionária da Odebrecht Angela Palmeira foi presa na manhã desta sexta-feira em Salvador, onde a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, num desdobramento da ‘Operação Acarajé’, a 23ª fase da Operação Lava Jato.

A prisão é temporária e a funcionária, que trabalha como assistente administrativa, será levada para Curitiba, onde será ouvida. Os mandados de busca e apreensão foram realizados na sede da holding Odebrecht em Salvador, na Avenida Paralela, e na casa da funcionária, no bairro de Pernambués.

A expectativa da Lava-Jato é que, assim como a secretária Maria Lúcia Tavares, Angela possa falar sobre operações secretas relacionadas ao pagamento de propina pela Odebrecht. Maria Lúcia foi presa na Acarajé, ficou detida por 10 dias e foi liberada, abrindo mão de ser defendida pelos advogados da Odebrecht, o que levantou hipótese de que ela esteja fazendo acordo de delação.

A ‘Operação Acarajé’, nome dado em alusão ao termo utilizado por investigados para denominar dinheiro em espécie, investiga pagamentos feitos pela Odebrecht ao publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e responsável também pela campanha de reeleição do ex- presidente Lula, em 2006.

Na última segunda-feira, o empresário Marcelo Odebrecht e outros dois executivos da empresa, Márcio Faria e Rogério Araújo, foram condenados pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e associação criminosa. O juiz Sérgio Moro determinou que fosse mantida a prisão cautelar dos envolvidos. A Odebrecht é alvo de outras investigações na Operação Lava-Jato.

DIETA E VITAMINA D

Nesta quinta-feira, Moro atendeu ao pedido da defesa de Marcelo Odebrecht de dieta especial. Os advogados, com base em atestado médico, afirmaram que o empresário emagreceu 10 quilos em apenas 10 dias e está com falta de vitamina D.

Marcelo estava preso no Complexo Médico Penal em Pinhais e foi levado para a carceragem da PF quando foi deflagrada a Operação Acarajé, em 22 de fevereiro. Os advogados pediram a volta dele para o presídio, mas o juiz autorizou apenas que a defesa forneça os alimentos necessários.

O atestado médico apresentado por médico particular informa que o empresário sofre de hipoglicemia, dislipidemias (níveis elevados de gordura no sangue) e sua família tem histórico de cardiopatia. O médico solicitou que fosse autorizado a tomar banho de sol diariamente e se alimentasse de três em três horas. Na carceragem da Polícia Federal, o banho de sol é limitado a uma hora por dia.

Recomendou ainda que a alimentação fosse reforçada com frutas secas desidratadas, como damasco; suco de frutas sem açúcar, queijo processado light com baixo teor de gordura e caloria, como polenguinho; biscoito integral com fibras; torradas sem glúten; e frutas com grande quantidade de potássio, como banana. De acordo com o atestado, ele está clinicamente anêmico.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7