Brasília Amapá |
Manaus

Petistas rechaçam tese da nomeação de Lula para garantir foro

Compartilhe

BRASÍLIA – Ao anunciar que o ex-presidente Lula tinha aceitado a indicação para ser o novo ministro da Casa Civil, o líder do PT na Câmara Afonso Florence (BA) rechaçou que a nomeação tenha por propósito evitar as investigações contra ele. Segundo Florence, Lula ajudará na superação da crise que o país enfrenta e medidas de recuperação econômica serão tomadas com celeridade. Florence afirmou que a presidente Dilma, com o mandato que ganhou nas urnas, continuará governando.

— Houve um chamado de vários interlocutores da sociedade para que o presidente Lula aceitasse. Lula aceitou o convite para ajudar a presidente Dilma. Lula ministro da Casa Civil continuará contribuindo com a investigações. As investigações continuarão. A autoridade de governar o país é da presidenta Dilma e foi dada por mais de 50 milhões de brasileiros. De jeito nenhum (ela será rainha da Inglaterra). É o oposto, não é jogar a toalha, ela exercerá seu mandato na plenitude, por isso a tentativa de golpe com o impeachment tem que ser rechaçada — disse o líder petista.

O vice-líder do governo, Silvio Costa (PT do B-PE), comemorou a indicação de Lula e avisou que além dessa notícia, outras virão nas próximas horas, mudando o “xadrez” ministerial. Nos bastidores, há especulação de que Dilma fará novas mudanças no ministério nas próximas horas, como tirar o ministro Aloizio Mercadante (Educação) da vaga, depois da publicização da gravação entre ele e um assessor do senador Delcídio Amaral, na qual Mercadante oferece ajuda.

— Sempre disse que 90% da crise estava localizada no Congresso. Hoje é um dia feliz para o Brasil. Já no ano passado eu defendia que Lula viesse para a articulação política. A sinergia entre Executivo e Legislativo vai aumentar. A oposição fala de forma irresponsável que é intervenção no governo da Dilma, mas não é. E que Lula está preocupado em garantir foro privilegiado, o que também não é verdade — disse Silvio Costa, negando que será Lula quem assumirá o governo:

— Lula volta para contribuir com o governo e não para assumir o governo.

BASE ALIADA CHIA

Líderes da base aliada no dia de ontem criticaram a ida de Lula para o governo neste momento. Para muitos, se isso tivesse ocorrido há quatro meses, poderia ajudar, mas neste momento, tinham dúvida se ajudaria. Para Florence, no entanto, Lula ajudará o país a sair da crise e também em evitar o impeachment de Dilma no Congresso Nacional:

— Certamente a ida de Lula para o ministério irá ajudar não só no impeachment, que não se sustenta. Lula é o brasileiro mais investigado da história do Brasil. Lula vem para contribuir para saída da crise e há sinais de que a economia pode melhorar.

Florence disse não temer que as ações populares apresentadas pela oposição para evitar que Lula tome posse como ministro prosperem:

— A oposição tem direito de nomear ministros, mas tem que ganhar a eleição primeiro. Para barrar ministros a oposição tem que primeiro ganhar a eleição.

Em plenário, com a sessão esvaziada, deputados do PT e do PSDB se revesaram em discursos sobre a indicação de Lula para o ministério.

— Esse golpe institucional seja enterrado de uma vez por todas. Seja bem-vindo presidente Lula. Parabéns presidenta Dilma — afirmou o deputado Leo de Brito (PT-AC).

— O governo e o PT não entenderam o recado das urnas — criticou o deputado tucano Caio Nárcio (MG).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7