Brasília Amapá |
Manaus

Pedidos de isenção de taxa do Enem 2021 já podem ser feitos

Compartilhe

Brasil – Teve início nesta segunda-feira, 17 de maio, as inscrições para as solicitações de isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O prazo segue aberto até o dia 28 deste mês, na Página do Participante.

Confira o edital!

Também começará hoje o prazo para justificativas de ausência do Enem 2020 para quem quer fazer a edição de 2021 e deseja solicitar novamente a isenção. A documentação que justifique a falta será recebida até 28 de maio.

Quem pode pedir isenção?
Podem solicitar isenção de taxa de inscrição no Enem 2021

=>Estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino

=>Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

=>Estudantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

Veja como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem

Quem pode fazer justificativa?
Conforme o Edital, o participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e que não compareceu nos dois dias de provas deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021. Os motivos aceitos são:

Assalto ou furto;
Acidente de trânsito;
Casamento ou União Estável;
Morte na família;
Maternidade ou paternidade;
Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
Privação de liberdade;
Internação ou repouso médico ou odontológico;
Trabalho ou deslocamento a trabalho;
Intercâmbio acadêmico;
Atividade curricular.
Saiba como justificar ausência no Enem

Resultado
Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas serão liberados no dia 09 de junho. Recursos serão recebidos entre os dias 14 e 18 seguintes, com resposta no dia 25 de junho.

A aprovação da solicitação de isenção não significa que o candidato está inscrito no Enem 2021. Para se inscrever é preciso acessar a Página do Participante, no período de inscrições, que será de 28 de junho a 09 de julho.

Enem 2021
As demais datas do Enem 2021, como provas e resultado, ainda não foram anunciadas. Porém, o Inep afirmou, no início de fevereiro, que as provas do Enem 2021 deverão ser realizadas entre os meses de novembro e dezembro.

Contudo, na semana passada uma portaria publicada em 12 de maio com as metas globais do instituto para 2021 deixou de fora a aplicação das provas, o que levantou questionamentos sobre a possibilidade do exame ser realizado somente em 2022.

No dia seguinte, dia 13, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, divulgou que as provas do Enem 2021 somente seriam aplicadas em janeiro de 2022, por falta de orçamento.

À noite foi a vez do Inep informar, por meio de nota, que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Enem 2021 e trabalhando para que as provas sejam realizadas ainda neste ano.

A nota também informa que o órgão busca excelência no que diz respeito a atender a todos os requisitos sanitários, por conta da pandemia de Covid-19, a fim de garantir uma aplicação segura, além de garantir que há orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

No ano passado, o Enem 2020 também sofreu adiamento e só foi acontecer no ano seguinte, 2021, devido a pandemia de Covid-19. Outros detalhes podem ser obtidos no site do Inep e pelo 0800 616161.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7