Brasília Amapá |
Manaus

Para FH e Aécio, PSDB não deve indicar cargos em governo Temer

Compartilhe

SÃO PAULO. Um dia depois da votação do impeachment na Câmara, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), decidiram em almoço nesta segunda-feira, em São Paulo, que o partido não deve indicar nomes para cargos em um eventual governo de Michel Temer em caso de confirmação de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Em almoço na casa do ex-presidente, Aécio levou para discussão uma carta de “ideias e princípios” que o partido considera fundamental para dar apoio no Congresso ao possível novo governo, algumas delas publicadas nesta segunda pelo GLOBO. O documento já foi discutido por governadores e será levado na próxima semana à Executiva do partido e à bancada federal. Em seguida deverá ser apresentado a Temer, em data mais próxima do provável afastamento de Dilma.

Segundo interlocutores dos tucanos, é consenso que Temer “não terá uma segunda chance”, por isso não poderá errar na condução da recuperação da credibilidade do país e na busca por alternativas para a crise econômica. O partido está disposto a ajudá-lo nessa missão.

Eventual participação de José Serra (PSDB) no governo é tratada como iniciativa individual do senador, e não moeda de troca por apoio da legenda.

Os tucanos consideram problemática a condição de eventual administração do PMDB como de um “governo sem voto” e veem com preocupação a articulação conduzida pelo vice-presidente por nova divisão de cargos no novo governo entre alas de partidos mais fisiologistas, como PP e PSD.

– Se começarem a dar essa cara ao novo governo, não vai dar certo – afirmou um interlocutor dos tucanos.

A ideia do partido é manter vivo o projeto de voltar ao poder em 2018. Por isso busca deixar claro que apoiará eventual administração Temer por se tratar de “governo transitório” e capaz de fazer avançar “uma agenda que precisa ser implantada”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7