Brasília Amapá |
Manaus

Panelaços tomam as principais cidades do país após conversa telefônica entre Dilma e Lula

Compartilhe

RIO – Após a divulgação da conversa telefônica entre a presidente Dilma e do ex-presidente Lula, fortes panelaços puderam ser escutados em algumas das grandes cidades do país. Desta vez, diferente dos mais frequentes quando a presidente se pronunciava na televisão, os da noite desta quarta-feira estão durando mais de uma hora e seguem em forte intensidade.

No Rio de Janeiro, o protesto foi registrado com mais intensidade na Barra da Tijuca e em bairros da Zona Sul, como Ipanema, Leblon, Laranjeiras, Botafogo, Gávea e em Copacabana, onde o barulho das panelas também é seguido de gritos como “Fora, Lula”. No Flamengo e no Humaitá, também estão sendo registrado alguns “buzinaços” e gritos de “Pega, ladrão”. Mesmo assim, há registros também na Zona Norte, como na Tijuca e no Méier. Jo bairro Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, os moradores estão fazendo barulho em suas casas e piscando as luzes dos imóveis.

Em São Paulo, na Avenida Paulista, os grupos começaram a chegar na frente do Masp e há coros de “Lula na cadeia”, “Ei, PT, o golpista é você!”, “Renuncia, renuncia!” e “Moro!”, o que bloqueou a pista desde as 19 horas. Também há registros de panelaços em bairros como Higienópolis, Jardins, Vila Olímpia, Itaim e em Moema, mais moderadamente.

Em Belo Horizonte, como no bairro de Buritis, pelas ruas de Salvador, e Porto Alegre e em Caxias do Sul também sendo registrados grandes panelaços. Em Curitiba, o barulho também é bem intenso e o prédio da Justiça Federal chegou a ser cercado por centenas de pessoas que prestam solidariedade ao juíz Sérgio Moro e aos procuradores da força-tarefa da Operação Lava-Jato. Vários funcionários, inclusive o próprio Moro, permanecem no local.

Entenda o protesto

A ação, articulada pelas redes sociais por diversos grupos contrários ao governo de Dilma Rousseff, como o Movimento Brasil Livre (MBL), , estava previamente para acontecer às 20h30, durante a divulgação de Lula como o novo ministro da Casa Civil no Jornal Nacional. Porém, a divulgação da Polícia Federal antecipou o manifesto.

A Polícia Federal encontrou indícios de que a presidente teria agido para evitar a prisão do ex-presidente Lula. O diálogo divulgado nesta quarta-feira em inquérito que tramita em Curitiba mostra uma conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, no qual ela diz que encaminhará a ele o “termo de posse” de ministro, que só deveria ser usado “em caso de necessidade”. A conversa foi registrada no início da tarde desta quarta-feira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7