Brasília Amapá |
Manaus

Oposição faz reunião de emergência para discutir delação de Delcídio

Compartilhe

BRASÍLIA – Lideranças de todos os partidos que integram o bloco da Oposição irão fazer uma reunião de emergência na tarde desta quinta-feira para discutir o agravamento da crise política e institucional provocado pela pré-delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS), envolvendo a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula no propinoduto da Petrobras e outros escândalos. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que, se verdadeiras, o Brasil chegou no fundo do poço. A oposição avalia que o novo quadro acelera um processo de afastamento de Dilma e novas eleições.

— São afirmativas extremamente graves que dizem respeito às instituições do país, ultrapassando o debate político entre oposição e governo. Se confirmadas, merecerão por parte dos brasileiros indignação e repúdio. E teremos chegado ao fundo do poço — avaliou Aécio.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que depois da delação do senador Delcídio não há mais pacote fiscal e toda a discussão sobre votações passam para um segundo plano. Ele diz que a partir de agora o que ganha força é a mobilização pelo afastamento de Dilma e a aceleração do processo de impugnação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

— Poderemos encaminhar para um processo de antecipação das eleições e um novo presidente da República, aí sim, apresentar essas mudanças para a área da previdência, trabalhista, tributária, enfim, também na reforma política como todo mundo espera. Sinceramente com todos os dados que foram convalidados hoje pelo senador Delcídio é muito mais uma derrubada da chapa e uma antecipação do processo eleitoral. O impeachment aí perde força — disse Caiado.

Já o presidente do Democratas e líder do bloco de Oposição, senador José Agripino (RN) avalia que se confirmarem os termos da delação de Delcídio, o governo acabou.

— Na delação premiada, Delcídio Amaral acusa a presidente Dilma Rousseff de atuar três vezes para interferir na Operação Lava Jato por meio do Judiciário. Delcídio também afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha pleno conhecimento do propinoduto instalado na Petrobras e agiu direta e pessoalmente para barrar as investigações — disse Agripino.

Pela manhã, deputados da oposição subiram à tribuna para cobrar da presidente Dilma Rousseff a renúncia de seu mandato.

— A presidente não pode mais fazer de conta que não é com ela, as denúncias se acumulam. A reportagem mostra que Lula e Dilma sabiam de tudo. Presidente Dilma reconheça, tenha humildade de dizer que não há condições de ficar à frente do país. Faça um bem para o país e não nos deixe viver mais um período de incerteza econômica. O Brasil precisa de um gesto de grandeza, de sensibilidade. Renuncie ou então o impeachment virá. Quero cobrar que o líder do PT e do governo na Câmara se pronunciem — cobrou o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7