Brasília Amapá |
Manaus

Nova data PIS: Confira quando os trabalhadores poderão sacar o benefício!

Compartilhe

Brasil – Uma das principais dúvidas dos brasileiros em 2021 envolve o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que originalmente teria começado no início de junho. Afinal de contas, quando o Governo fará o depósito do benefício para os trabalhadores? O grupo precisa saber que a disponibilização dos créditos foi adiada para o ano que vem.

É isso mesmo, os trabalhadores só poderão receber os mais de R$ 20 bilhões do programa em 2022. A medida veio devido a dificuldades em organizar os depósitos ainda em 2021. Vale a pena lembrar que apenas quem trabalhou por mais de 30 dias com carteira assinada em 2020 pode receber os pagamentos. Veja abaixo tudo sobre a nova data.

PIS 2021 – ABONO PARA OS TRABALHADORES

Embora a data de depósito do PIS tenha mudado, a maneira que o pagamento é concedido não deve apresentar modificações. Ou seja, a regra do trabalho de no mínimo 30 dias em 2020 continua valendo. Os trabalhadores também precisam estar inscritos no PIS há pelo menos 5 anos, além de terem recebido (em média) no máximo 2 salários mínimos no ano base.

Quem trabalhou só em 2020, deve receber os pagamentos referentes ao calendário do ano base em questão. O mesmo funciona para quem trabalhou apenas em 2021. O PIS é pago para trabalhadores da iniciativa privada, e o Pasep atinge os funcionários públicos e agentes do governo.

AS MUDANÇAS NO PIS 2021

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), decidiu que, a partir de 2022, o abono salarial do PIS e Pasep será pago sempre no primeiro semestre de cada ano. Por causa disso, os calendários de 2020 e 2021 devem ser programados de acordo com as datas base de 2022.

De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança aconteceu para evitar o descumprimento de regras financeiras e contábeis, com o impedimento da divisão das despesas em até 2 anos. O Codefat reúne representantes dos trabalhadores, empresas e Governo. A mudança foi aprovada por unanimidade.

NOVA DATA PIS – PAGAMENTO EM 2022

Antes da decisão do Codefat, o Governo Federal havia programado o pagamento do PIS/Pasep ainda para a primeira semana de julho. No entanto, as datas de depósito acabaram adiadas para 2022. A medida reúne os R$ 20 bilhões que seriam distribuídos entre julho e dezembro deste ano, além dos pagamentos originalmente programados para 2022.

Ou seja, os pagamentos vão acontecer de forma integral para todos os beneficiários em 2022. Até o momento, o Governo Federal não divulgou uma data específica ou calendário para o início dos depósitos. Ao invés de ser depositado em duas parcelas, o PIS e Pasep terão uma parcela única no próximo ano.

Como a base de dados dos empregadores só deve ser enviada a partir de outubro de 2021, as datas de pagamento só devem ser divulgadas a partir de fevereiro de 2022. Para começar os depósitos, toda a lista precisa ser processada.A nova relação de beneficiários também tem tudo para ser divulgada no início de 2022.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7