Brasília Amapá |
Manaus

No Planalto, Mercadante diz que Lula merece mais respeito

Compartilhe

BRASÍLIA — O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em cerimônia no Palácio do Planalto que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva merece “mais respeito e mais consideração”. Num ato que anunciou mais vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Mercadante citou que Lula é um ex-presidente que não teve acesso ao ensino superior, e que trabalhou pela educação. Nesta quarta-feira, foram anunciadas mais 2 milhões de vagas do programa para 2016.

— Tem um presidente que não teve oportunidade de fazer o ensino superior. Ampliou os institutos federais, criou o ProUni (Programa Universidade para Todos), organizou o Enem. Se fosse só pelo que fez pela educação, mas não foi só. Por tudo o que fez pelo país, merece mais respeito e mais consideração — disse Mercadante, sendo aplaudido em seguida, em cerimônia com a presença de dezenas de estudantes do programa

Em entrevista após a cerimônia, o ministro disse que não falaria mais sobre Lula.

— Nós temos certeza que ajustar para preservar é o caminho que nós estamos trilhando — disse a presidente Dilma Rousseff.

O governo anunciou 2 milhões de vagas no Pronatec para 2016. Na última campanha presidencial, em 2014, Dilma havia prometido criar 12 milhões de matrículas do programa de 2015 a 2018. Em 2015, o número foi 1,2 milhão. Em 2016, o governo prevê 2 milhões. De 2011 a 2015, foram criadas 9,4 milhões de matrículas.

Mercadante disse também que “não tem crise que segure” o ministério da Educação, e reforçou o lema de pátria educadora do governo.

— O Brasil precisa de inovação, criatividade, ousadia. Essa é a pátria educadora. Não tem crise que segure o MEC e a educação no Brasil – disse o ministro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7