Brasília Amapá |
Manaus

Nicolao Dino vai comandar MPE nas eleições deste ano

Compartilhe

BRASÍLIA – O procurador-geral da República Rodrigo Janot destacou o subprocurador-geral Nicolao Dino para atuar como vice-procurador-geral eleitoral na vaga deixada pelo agora ministro da Justiça, Eugênio Aragão. Como vice-procurador-geral eleitoral caberá a Dino chefiar o Ministério Público Eleitoral durante as eleições municipais deste ano, o primeiro pleito deste a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir doações de empresas privadas a candidatos a cargos eletivos.

Será ainda a segunda eleição desde o início da Operação Lava-Jato, que vem expondo há dois anos relações espúrias entre grandes empresas responsáveis por obras e serviços na administração públicas e financiamento ilegal de campanhas eleitorais. Procurador experiente, Dino vem atuando em importantes investigações sobre corrupção, desde o caso Sudam, em 2001 e 2002. Mais recentemente, ajudou procuradores de Curitiba a elaborar o pacote de medidas anticorrupção convertido em projetos de lei de iniciativa popular.

O cargo de vice-procurador-eleitoral deverá ser um importante teste para os planos futuros do subprocurador. Embora o tema não esteja na ordem do dia, Dino é visto como um dos preferidos de Janot para sucedê-lo no comando da Procuradoria-Geral da República. O subprocurador-geral é irmão do governador do Maranhão, o ex-juiz federal Flávio Dino (PC do B). Os dois são próximos, mas têm estilos diferentes. Ao contrário do irmão governador, que nunca teve receio em entrar em embates públicos, Nicolao Dino sempre teve atuação discreta.

O ato de nomeação de Nicolao Dino foi assinado pela procuradora-geral em exercício Ela Wiecko de Castilho. Até então, o subprocurador era coordenador da 5ª Câmara de Combate à Corrupção. O subprocurador ingressou na carreira em 1991 e entre 2010 e 2013 foi diretor da Escola Superior do Ministério Público.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7