Brasília Amapá |
Manaus

Município de SP suspende temporariamente vacinação infantil após menina de 10 anos ter parada cardíaca

Compartilhe
Município de SP suspende temporariamente vacinação infantil após menina de 10 anos ter parada cardíaca

Brasil – O prefeito Anderson Prado de Lima (DEM) determinou a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos em Lençóis Paulista, após Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na  cidade do interior paulista, decidir em reunião extraordinária, na última quarta-feira (19/1), suspender em caráter preventivo a vacinação de crianças.  A decisão do comitê acontece após uma menina de 10 anos identificada como Luisa Petenuci sofre parada cardíaca e desmaiar 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer, de acordo com relatos da família. Segundo um suposto áudio atribuído ao pai da criança,  o cabo Claudimar Petenuci, a menina chegou a ficar sem batimentos, mas foi ressuscitada por desfibriladores.

Escute relato do áudio no pai nas redes sociais:

 

Confira nota na íntegra da prefeitura do Local:

Em nota oficial, o Comitê “deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento”. O prazo, explica o colegiado, é necessário para aprofundar a investigação sobre o caso e preparar relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais. A Secretaria de Saúde do município solicitou autorização para acessar o prontuário médico da criança, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada. A criança está em observação no Hospital da Unimed, em Botucatu (SP).

Deputada Federal (SP) Carla Zambelli se manifestou sobre o ocorrido nas redes sociais e disse estar monitorando o caso.

Governo de SP nega relação com soro da Pfizer

Nesta quinta-feira (20/1), a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que “não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado” pela criança. Segundo investigação conduzida por dez especialistas, a criança já possuía uma “doença congênita rara” que não era conhecida pela família. Esta condição, segundo a secretaria, desencadeou o quadro clínico.

A menina de 10 anos de Lençóis Paulista (SP) que recebeu a vacina contra a Covid-19 e foi internada pouco depois da imunização com um quadro de taquicardia não teve o problema em razão da vacinação. A conclusão é de uma investigação feita por 10 especialistas, coordenada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do estado de São Paulo.

De acordo com a instituição, “não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado”. A criança já possuía uma “doença congênita rara” que não era conhecida pela família. Esta condição, segundo a secretaria, desencadeou o quadro clínico.

“A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação e reafirma que todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes”, enfatizou a instituição. A prefeitura de Lençóis Paulista chegou a suspender a vacinação preventivamente por sete dias, após o relato de que a criança havia passado mal.

Segundo o Governo de SP, o que a menina tem ?

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, concluiu-se que a paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da Síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW), condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia. Defensores  da nota do Governo de SP afirmam que a correlação temporal de 12 horas após a vacinação com a síndrome do ataque cardíaco tenha sido “coincidência” e defendem também que a síndrome se manteve “silenciosa” para familiares.

Confira nota na íntegra divulgada pela prefeitura da cidade local:

 

O que a família diz ?

O portal CM7 tentou entrar em contato com os familiares da menina, mas ainda não obteve sucesso. Mais informações em breve.

Negaram a relação com a vacina em tempo recorde

A Deputada Federal (SP) Carla Zambelli questionou a transparência do Governo de SP e exigiu uma investigação mais completa sobre o caso. Confira:

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7