Brasília Amapá |
Manaus

Moro evita falar sobre rumo da Lava Jato para colegas

Compartilhe

CURITIBA — Em palestra para magistrados de todo o Brasil, o juiz Sérgio Moro fez um histórico da Lava Jato, mas evitou falar sobre os rumos da Operação. Muito aplaudido pelos colegas, que chegaram a entoar em alguns momentos gritos de “Moro! Moro!”, ele não quis falar com os jornalistas ao final do evento, que durou pouco mais de duas horas. A palestra ocorreu na manhã deste sábado no Tribunal do Júri de Curitiba.

— Ele fez um histórico da Lava Jato, estruturalmente, daquilo que já foi julgado — contou ao GLOBO o juiz Vitor Bezerra, que veio da Bahia e é um dos organizadores do evento.

Ainda segundo Bezerra, o Moro deixou claro que não falaria sobre a investigação do caso.

Ao final de sua fala, o juiz de Curitiba respondeu três perguntas. Uma delas tratou da dificuldade de um juiz de 1ª Instância no combate a corrupção administrativa. Moro colocou a infraestrutura como principal obstáculo e sugeriu que as cidades tivessem núcleos regionais que pudessem atuar no combate a este tipo de corrupção. O trabalho, segundo detalhou, seria feito em conjunto com delegacias locais, que teriam a responsabilidade de investigar e executar as prisões.

A juíza Denise Frossard, responsável pela condenação da cúpula do jogo do bicho em 1993, também esteve no evento e destacou a importância de mostrar solidariedade a Moro.

— É um colega que enfrenta uma causa muito complicada, que envolve uma organização criminosa que eu vi crescer na Câmara quando eu era deputada federal e que eu enfrentei quando era juíza — disse.

Denise ainda explicou que o encontro não se trata de uma torcida pelo juiz Sérgio Moro, mas solidariedade entre pares.

Na noite de sexta-feira, Moro, ao lado da mulher, participou de um jantar promovido pelo mesmo grupo de magistrados. Na ocasião, disse que o apoio dos colegas mostrava que entre erros e acertos, ele deveria estar acertando mais e que isso “dava confiança para seguir em frente”. Durante o jantar, ele passou nas mesas dos colegas para cumprimentá-los e tirar fotos.

Tanto a palestra quanto o jantar fazem parte da programação de encontros de magistrados planejados num grupo fechado do Facebook. O evento foi batizado de 1º Encontro Magistratura Free e conforme a organização, não tem patrocínio.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7