Brasília Amapá |
Manaus

Mirian Dutra diz à PF que recebeu de FH apenas recursos para a educação do filho

Compartilhe

RIO — A jornalista Mirian Dutra, ex-amante do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, disse em depoimento à Polícia Federal na quinta-feira que “não recebeu do ex-presidente recursos outros se não os estritamente destinados à educação” do filho Tomas Dutra. Em fevereiro, ela contou que recebeu dinheiro do ex-presidente por meio de uma empresa com a qual mantinha contrato de trabalho fictício. As declarações motivaram a abertura de inquérito da Polícia Federal para apurar o caso.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, os advogados de Mirian afirmam que, no depoimento, a jornalista esclareceu que o ex-presidente efetuou os pagamentos “de formas distintas, sendo inicialmente através de entrega dos valores necessários, seguido de depósito em conta bancária titulada pela mãe, e, nos dias atuais o faz diretamente na conta do filho Tomas”.

FH manteve um relacionamento extraconjugal com Mirian nos anos 1980 e 1990. Tomas é tratado como filho pelo ex-presidente, apesar de resultados negativos de exames de DNA. Em entrevista à Folha de S. Paulo, em fevereiro, Mirian declarou que a Brasif S.A. Importação e Exportação ajudou FH a enviar recursos ao exterior para ela entre 2002 e 2006. Ela mora em Madri desde 1992.

Segundo Mirian, a transferência ocorreu por um contrato fictício de trabalho com a Brasif S.A. Importação e Exportação pelo qual ela receberia U$ 3 mil mensais, por serviços de acompanhamento e análise do mercado de vendas a varejo a viajantes, fazendo pesquisas em lojas.

A empresa, na época, explorava as lojas de free shop nos aeroportos brasileiros. Fernando Henrique presidiu o país entre 1995 e 2002, em dois mandatos. Ele admite que mandou o dinheiro para Mirian e o filho, mas nega ter usado a Brasif para isso.

Leia a íntegra da nota:

1. No dia 7 de abril de 2016, às 14:00 horas, a Sra. Mirian Dutra Schmidt compareceu à sede da Polícia Federal em São Paulo-SP para prestar esclarecimentos junto ao inquérito IPL n° 0131/2016- 4-SR/DPF/DF, que visa apurar eventuais delitos atribuídos ao ex- Presidente Fernando Henrique Cardoso.

2. O depoimento durou mais de cinco horas e se resume nos seguintes tópicos:

2.1. Em razão de relacionamento pretérito, teve um filho de nome Tomas Dutra Schmidt com o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, nascido em 1991.

2.2. Como se mudou para a Europa por vontade própria em 1992, aonde reside até o momento de forma ininterrupta, o custeio dos estudos do filho Tomas foi pago integralmente pelo pai desde o ingresso na escola até os presentes dias nos quais cursa mestrado em ciências econômicas.

2.3. Durante este período, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso efetuou os pagamentos de cunho educacional de formas distintas, sendo inicialmente através de entrega dos valores necessários, seguido de depósito em conta bancária titulada pela mãe, e, nos dias atuais o faz diretamente na conta do filho Tomas.

2.4. Mirian, por fim, esclareceu que foi funcionária da Rede Globo por mais de trinta anos em regime de exclusividade, cessando o vínculo em dezembro de 2015, vivendo de seu próprio salário, não tendo recebido do ex-presidente recursos outros se não os estritamente destinados à educação de Tomas.

São Paulo, 08 de abril de 2016.

José Diogo Bastos Neto

Maíra Beauchamp Salomi


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7