Brasília Amapá |
Manaus

Ministro Queiroga reage a governadores e prefeitos que ignoram orientações: “maioria deles não é médico”

Compartilhe
Ministro Queiroga reage a governadores e prefeitos que ignoram orientações: "maioria deles não é médico"

Brasil – Na manhã desta quarta-feira (29/12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou os prefeitos e governadores que anunciaram o não seguimento da orientação da pasta sobre a vacinação infantil. A recomendação do Ministério é que a vacina seja aplicada em crianças de 5 a 11 anos apenas com prescrição médica.

“Governadores falam em [não exigir] prescrição [médica]. Prefeitos falam em [não exigir] prescrição. Pelo que eu sei, a grande maioria deles não é médico, então eles estão interferindo nas suas secretarias estaduais e municipais “, afirmou o ministro.

O ministro Queiroga considera que a vacinação de crianças contra a Covid-19, aprovada pela Anvisa com dose reduzida do imunizante da Pfizer, é “assunto pacificado” e voltou a exaltar a consulta pública organizada pela pasta.

“Isso é um assunto já pacificado. A recomendação do Ministério [da Saúde] está aí, para que todos os brasileiros tomem conhecimento, para que a sociedade civil possa se manifestar. A consulta pública é um instrumento da democracia, amplia a discussão sobre o tema e dá mais tranquilidade aos pais para que eles possam levar os seus filhos às salas de vacinação”, disse o ministro da Saúde.

Mesmo com a posição do Ministério, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde divulgou uma “carta de Natal às crianças do Brasil”, no último dia 24, afirmando que, quando a campanha de vacinação infantil iniciar, “não será necessário nenhum documento de médico recomendando que tomem a vacina”. Não ficou claro, porém, se a autorização dos pais será exigida.

 

Com informações via Pleno News

 

 

Leia também: Famílias de vítimas protestam na Coréia do Sul após mortes relacionadas às vacinas


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7