Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2022-2023 na Amazônia Ocidental
Brasil – O Comando do 9º Distrito Naval iniciou a Operação Verão 2022-2023, executada pelas três Capitanias e suas Agências Subordinadas, com jurisdição nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima: a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), a Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV) e a Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT).
O propósito da operação é intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário e conscientizar os condutores quanto à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental nas águas interiores da Amazônia Ocidental. Em 2023, a Operação também visa dar conhecimento sobre as alterações da Norma da Autoridade Marítima NORMAM-03/DPC, que incumbe às Marinas e Clubes Náuticos o dever de orientar os seus usuários sobre o material de salvatagem de uso obrigatório, bem como a necessidade de estar em posse da documentação de Habilitação e Inscrição da embarcação.
Nesse sentido, a Marinha do Brasil lançará no início de 2023 o Aplicativo NAVSEG, disponível para celulares Android e IOS, gratuitamente. Com ele, o usuário lançará o plano de viagem da sua embarcação e outras informações como lista de passageiros e tripulantes. O procedimento substituirá o Aviso de Saída, já previsto na NORMAM-03/DPC, com a vantagem de enviar automaticamente a sua posição, atualizada a cada 30 minutos, para uma base de dados, mantendo as Capitanias, Delegacias e Agências, além das Marinas e Clubes Náuticos, informados das partidas e chegadas, aumentando a segurança dos aquaviários.
Operação Verão 2022-2023 Devido às características da região amazônica, a Operação é realizada em diferentes períodos, de acordo com o clima e o regime dos rios, acontecendo, nesta edição, entre 19 de novembro e 15 de março de 2023, e de 01 de julho a 30 de setembro de 2023.