Brasília Amapá |
Manaus

Manifestantes pró e contra impeachment protestam na Esplanada

Compartilhe

BRASÍLIA – Manifestantes contra e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff protestam na Esplanada dos Ministérios neste domingo. O lado sul foi reservado aos favoráveis ao impeachment, e o lado norte os que apoiam ao governo. A Secretaria de Segurança Pública estimou a presença de 3,6 mil pessoas a favor do afastamento da petista. Os manifestantes que estavam acampados no estacionamento do Mané Garrincha, contrários ao afastamento, chegaram a Esplanada. Vestidos de vermelho, eles gritam palavras de ordem. Segundo a PM, são cerca de 7 mil.

A PM informou que a situação está pacífica dos dois lados da Esplanada. Militantes estão sendo revistados, conforme havia sido acordado pela Secretaria de Segurança Pública do DF com os dois grupos. Pessoas com latas de bebida alcoólica tem sido barradas, assim como ambulantes com objetos de trabalho que possam representar perigo, como hastes de madeira ou de metal. Bonecos gigantes também são impedidos de entrar por questão de segurança.

De cada lado do muro que separa os grupos, é formado um corredor humano formado por policiais. A manifestação pró-impeachment tem integrantes vestidos de verde e amarelo e tirando selfies. Alguns deles estão recebendo um adereço para o protesto: uma mão onde se lê “Tchau querida”, numa referência à despedida que Lula faz a ela num telefonema interceptado, com autorização judicial, e divulgado pelo juiz Sérgio Moro. No diálogo, Dilma diz que estava mandando o termo de posse para Lula assinar, o que foi interpretado como uma estratégia para blindar o ex-presidente de um eventual pedido de prisão às vésperas de assumir a Casa Civil.

O estudante e empresário Lucas Antonialli, de 23 anos, se diz indignado com o “governo ridículo do país e, por isso, foi à Esplanada neste domingo apoiar o impeachment.

— É uma país que paga muito imposto sobre tudo, de remédio a carro. E principalmente a corrupção descarada, com um ex-presidente investigado que vira ministro (Lula) — diz ele ao explicar por que está protestando.

A manifestação pro-impeachment recebe muitos produtores rurais e militantes trazidos à Brasília pela CNA, que ainda não tem estimativa de quantas pessoas vieram com as associações de produtores. Há caravanas de várias partes do país. Os manifestantes costumam usar chapéu e se identificam por camisetas de acordo com o estado de origem. Um berrante foi tocado neste momento no carro de som.

O carro de som do lado dos apoiadores de impeachment começou a funcionar por volta das 12h30 com a música “olé, olé estamos na rua para derrubar o PT”, recebendo várias vaias do outro lado.

A PM informou que prendeu, por volta das 14h, duas pessoas em flagrante tentando furtar veículos na avenida que passa por trás dos ministérios que ficam do lado norte na Esplanada. Mais cedo, foram apreendidos fogos de artifício que estavam escondidos em cima de uma árvore. Segundo a PM, cerca de 20 artefatos, grandes e pequenos, estavam dentro de uma sacola cheia de folhas no estacionamento do Ministério de Ciência e Tecnologia, do lado sul da Esplanada, área destinada aos manifestantes pro-impeachment.

“A Polícia Militar está na Esplanada dos Ministérios e imediações com 1 mil homens e mulheres neste momento. A Polícia Civil trabalha desde sexta-feira com reforço de agentes e delegados nos plantões das delegacias da área central e do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Mantém ainda 300 agentes nas ruas das Asas Sul e Norte, Cruzeiro e Sudoeste reforçando o policiamento ordinário. O Corpo de Bombeiros mantém na Esplanada e arredores 150 militares e 19 viaturas neste instante, podendo chegar a 1 mil, caso seja necessário”, informou a secretaria por meio de nota

Além de Brasília, manifestantes de sete estados saíram às ruas na manhã deste domingo, como Rio de Janeiro e São Paulo. Em Belém, a Polícia Militar estimou em 350 o número de manifestantes que apoiam o pedido de abertura de impeachment. Em Blumenau, cerca de 200 pessoas se reúnem na Praça Doutor Blumenau, no Centro.

Grupos contrários e favoráveis ao impeachment da presidente da República Dilma Rousseff fazem atos em Belo Horizonte. Já em São Luís, há manifestação em favor da permanência da petista no centro histórico.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7