Brasília Amapá |
Manaus

Mais três ministros do PMDB devem entregar os cargos

Compartilhe

BRASÍLIA – A entrega dos cargos da metade dos ministros do PMDB é dada como certa após a decisão do partido de desembarcar do governo. Entre os seis ministros que permanecem no cargo — na noite de segunda-feira Henrique Alves deixou o Turismo —, a expectativa é que três sigam este caminho nos próximos dias: Mauro Lopes (Aviação Civil), Helder Barbalho (Portos) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Outros dois, Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde), ambos com mandatos de deputado, deverão permanecer mais alguns dias, até que esteja mais claro o cenário sobre a aprovação do impeachment. A ministra Kátia Abreu (Agricultura) é a única que pretende permanecer ao lado da presidente Dilma Rousseff independente dos desdobramentos do impeachment e, para isto, pode mudar de partido.

Em almoço da bancada de deputados do PMDB de Minas Gerais, nesta terça-feira em Brasília, o ministro da Aviação Civil, Mauro Lopes, afirmou aos seus correligionários que irá seguir a determinação do partido e entregar seu cargo no governo. Apesar de o Diretório Nacional do PMDB não ter definido prazo para que os ministros deixem seus postos, a expectativa é que o ministro comunique o Palácio do Planalto ainda hoje de sua demissão.

Lopes foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff em meados deste mês, logo depois que a Executiva do PMDB aprovou moção proibindo que peemedebistas assumissem novos cargos no governo até que o partido tivesse uma decisão definitiva sobre a permanência na base, contrariando a cúpula do partido. A aceitação de Mauro Lopes resultou em um processo disciplinar na Comissão de Ética do partido, que poderia terminar com sua expulsão, caso insistisse em desobedecer a ordem.

Outros ministros que já sinalizaram aos dirigentes do PMDB que irão deixar seus cargos são Helder Barbalho (Pesca) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Em conversas com a cúpula do partido, os ministros afirmaram que não pretendem se desfiliar do PMDB, uma das opções para aqueles que desejarem permanecer em seus cargos.

Já Marcelo Castro e Celso Pansera, da ala considerada mais alinhada ao governo, devem permanecer até o limite nos cargos. Segundo interlocutores, os dois manterão a defesa do governo, mas até o limite do avanço do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Como ambos têm mandatos de deputado federal e não há determinação de prazo no PMDB para a entrega dos cargos, a situação deles é considerada “confortável”.

Segundo o colunista Ilimar Franco, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, comunicou ao vice-presidente e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, que vai permanecer no governo. A ministra deve deixar o PMDB, em caso de ameaça concreta de expulsão do partido, que retirou o apoio ao governo por aclamação nesta terça-feira.

Nesta terça-feira, o PMDB oficializou a saída do governo Dilma. Durante a reunião do diretório nacional do partido, o senador Romero Jucá disse que, a partir de agora, ninguém no partido está autorizado a exercer cargo no governo federal.

— O PMDB se retira da base do governo da presidente Dilma e ninguém no partido está autorizado a exercer qualquer cargo no governo federal. A decisão está tomada — disse Jucá, ressaltando ser um encontro histórico.

PP SE REÚNE NESTA QUARTA-FEIRA

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) se reúne quarta-feira com deputados e senadores do partido para tratar do pedido de desembarque do governo que tem o apoio de parte da bancada de deputados e senadores. No papel, os que querem a saída do PP da base conseguiram o apoio de 22 deputados, mas afirmam que o apoio poderá chegar a 30. Quatro dos seis senadores também apoiam a iniciativa. Autor da coleta de assinaturas, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) diz que a convocação do diretório nacional do PP já está garantia e que, no momento, a questão é definir que dia a convenção acontecerá: se antes da votação na Comissão do Impeachment ou antes da votação em plenário.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7