Brasília Amapá |
Manaus

Lula: ‘Ninguém governa sem legitimidade do voto’

Compartilhe

SÃO PAULO – Em vídeo publicado em sua página no Facebook no começo da tarde desta sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos deputados que vão votar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na gravação, ele também ataca o vice-presidente Michel Temer sem citá-lo nominalmente e diz que o afastamento de Dilma vai “agravar a crise”.

– Quem trai o compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras – acusa Lula, se referindo às negociações feitas por Temer com os partidos.

O petista pediu aos deputados que “pensem com muita serenidade”. Na avaliação do ex-presidente, todas conquistas da constituição de 1988 e de seu governo estão ameaçadas se o impeachment passar.

– Todo esse esforço pode ser jogado fora por um passo errado, um passo impensado, no próximo domingo.

Lula ainda falou aos parlamentares que não se deixarem levar pelos compromissos assumidos por Temer:

– Uma coisa é divergir do governo, criticar os erros, cobrar mais diálogo e participação. Esse é papel do Legislativo que deve ser respeitado. Outra coisa é embarcar em aventuras, acreditando no canto de sereia dos que se sentam na cadeira antes da hora.

O ex-presidente ainda disse que a partir de segunda-feira, caso o impeachment seja derrotado, “independentemente de cargos, estará empenhado, junto com a presidenta Dilma, para que o Brasil tenha um novo modo de governar”.

Lula questionou ainda legitimidade de Temer para governar e levantou dúvidas sobre o empenho do peemedebista para combater a corrupção caso assuma o poder:

– Ninguém conseguirá governar um país de 200 milhões de habitantes, uma das maioridades economias do mundo, se não tiver a legitimidade voto popular. Ninguém será respeitado como governante se não respeitar a constituição e as regras do jogo democrático. Ninguém será respeitado se não prosseguir no combate implacável á corrupção que a sociedade exige.

Também afirmou que a situação irá piorar com o afastamento da presidente:

– Estou convencido de que o golpe do impeachment não passará. Derrubar um governo eleito democraticamente sem que haja um crime de responsabilidade não vai consertar nada. Só vai agravar a crise.

Na opinião de Lula, as manifestações contra o impeachment alertam que “fora da democracia, o que vai existir é o caos e a incerteza permanente”.

O ex-presidente ainda reconheceu mais uma vez os erros do governo de sua pupila.

– É verdade que o governo tem falhas, que precisam ser corrigidas. Mas nós já fomos capazes de superar grandes desafios e saberemos fazer isso mais uma vez.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7