Brasília Amapá |
Manaus

Lula diz querer ‘desmascarar’ Moro: ‘não trocarei dignidade pela liberdade’

Compartilhe

Na primeira entrevista concedida depois de sua prisão – em abril de 2018 -, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje ter uma “obsessão em desmascarar” o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e todos os integrantes da operação Lava Jato responsáveis por sua condenação no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Lula concedeu entrevista de cerca de duas horas à Folha de S. Paulo e ao ElPaís na manhã de hoje, na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba, onde ele está preso. A conversa com os jornalistas foi autorizada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli. A PF chegou a determinar que a entrevista pudesse ser acompanhada por repórteres de outros veículos, mas a ordem foi derrubada por outro ministro do STF, Ricardo Lewandowski.

Eu tenho tanta obsessão de desmascarar o Moro, de desmascarar o [procurador da República Deltan] Dallagnol e sua turma e desmascarar aqueles que me condenaram, que eu ficarei preso 100 anos, mas não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O ex-presidente afirmou que quer provar a “farsa montada”, ao se referir ao apartamento em Guarujá atribuído a ele. Ele foi condenado neste processo pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela acusação de ter sido beneficiado pela empreiteira OAS com um tríplex em um condomínio no litoral paulista.

“Não guardo mágoa”

Apesar de falar em “obsessão”, Lula afirmou que não guarda nenhuma mágoa e disse querer viver até os 120 anos para provar sua inocência.

“Você sabe que não tenho ódio, não guardo mágoa, porque na minha idade [73 anos], quando a gente fica com ódio a gente morre antes”, disse o ex-presidente.

“Você pensa que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa, […] mas não faço nenhuma questão, porque eu quero sair daqui com a cabeça erguida como eu entrei, inocente. E eu só posso fazer isso se eu tiver coragem e lutar por isso”.
ex-presidente Lula

O ex-presidente disse ainda que dorme todos os dias com a consciência tranquila e que tem certeza que Moro e Dallagnol não o fazem.

“Não vou me entregar. Eles sabem que eles têm aqui um pernambucano teimoso. Eu digo sempre: ‘quem nasceu em Pernambuco e não morreu de fome até os cinco anos de idade, não se curva mais a nada’.”

Via: Uol


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7