Brasília Amapá |
Manaus

Lula disse a Dilma que STF está ‘acovardado’

Compartilhe

SÃO PAULO. O ex-presidente Lula falou com a presidente Dilma Rousseff por telefone no último dia 4, depois de ter encerrado o depoimento à Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, onde foi levado coercitivamente. O ex-presidente comentou como foi a operação da Polícia Federal na casa dele e de seus filhos e diz que está “assustado com a República de Curitiba”.

Lula diz a Dilma que a tese da investigação é a do domínio do fato e que não iria “ficar em casa parado”. Iria antecipar a campanha para a Presidência em 2018 e aproveitar a militância para ir para a rua.

O ex-presidente disse que a operação da Polícia Federal foi um “espetáculo de pirotecnia sem precedentes”. A presidente Dilma concordou: “É isso aí!!”

– Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos uma Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido, não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a “República de Curitiba”. Porque a partir de um juiz de 1ª Instância, tudo pode acontecer nesse país – diz Lula;.

Depois de falar com Lula, Dilma passou o telefone para o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que também queria falar com o ex-presidente. Lula disse ao ministro que a condução coercitiva foi feita para antecipar uma decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que poderia tirar a investigação referente ao tríplex da Lava-Jato.

Lula: Eu acho que eles quiseram antecipar o pedido nosso que tá na Suprema Corte, que tá na mão da Rosa Weber.

JW: Entendi

Lula: Sabe, eles tão tentando antecipar, como eles ficaram com medo de a ROSA fosse dá, eles tão tentando antecipar tudo isso… Porque ela poderia tirar isso da Lava Jato. O Moro fez um espetáculo pra comprometer a Suprema Corte.

Jaques Wagner afirma que, quando saiu a reportagem sobre a delação de Delcídio Amaral na Revista Isto É, teria dito que aconteceria algo com Lula. O ministro recorre a palavrões:

JW: (…) É uma palhaçada, porque o Delcídio, porra! Que eu não imaginei que era tão canalha! Ele fala de Pasadena, por exemplo, essa porra já foi arquivada pela PGR (Procuradoria Geral da República), fala que você mandou isso, mandou aquilo… porra, tem prova? Vai tomar no cu, eu não sabia que ele era tão escroto! Mas vamos lá…

A conversa mostra que Lula apostava numa decisão favorável da ministra Rosa Weber, do STF, que poderia manter a investigação sobre o tríplex do Guarujá no Ministério Público de São Paulo, retirando da Lava-Jato.

– Se homem não tem saco, quem sabe uma mulher corajosa possa fazer o que os homens não fizeram”, diz Lula

Saída era ser ministro

No último dia 8 de março, Lula falou com um homem identificado como Roberto Carlos, que insistiu que a solução para os problemas dele seria “um Ministério”. Para Roberto Carlos, Lula não deveria se preocupar com as críticas e com o que “os outros vão pensar”, argumentando que resolveria o “problema da governabilidade”.

– Agora, você tem uma coisa na tua mão porra: você, o PT, a Dilma…. Faz isso e foda-se! Vai ter porrada? Vão criticar? E daí? Ne porra… Numa boa, você resolve outro problema, que é o problema da governabilidade”.

Roberto Carlos afirma que Antonio Palocci, também investigado na Lava-Jato, deveria, na “configuração perfeita” ser ministro da Fazenda.

– É uma decisão individual daquele cara lá de Curitiba. Ele pega e toma a decisão, tá tomada, acabou! – diz Roberto Carlos a Lula.

Lula: “uhumm”

Roberto Carlos: “No meu entender, ele faz um balão de ensaio na sexta-feira. Como é que seria se ele tomasse essa decisão? Tá, “ele” fez um “testezinho”, “vamo” quebrar o gelo e ver como é que seria, tá?! Eu acho, tá, tem uma coisa que tá na mão de vocês, é Ministério, acabou, porra!

Lula: “uhumm”

Roberto Carlos: “Sabe, eu acho que a vacilação da parte de vocês, tô falando genericamente, de um modo geral, é uma guerra política, é uma disputa política, o cara lá é juiz, mas é um tucano, formação Opus Dei e o cacete à quatro, entendeu? Ele tá ali, depende da cabeça dele, só na cabeça dele, entendeu? Vai que esse cara é maluco e ousado suficiente pra tomar uma decisão nessa direção?! Você uma coisa na tua mão hoje! Usa caralho!

Lula: “uhumm”

Roberto Carlos: Você entendeu?! É alarmista mesmo, entendeu? Porra, vai incendiar o país se esse cara fizer, ele não é um homem na política.

Lula: Então, deixa eu te falar uma coisa, eu até, até acho que ele deve fazer pra ver o que acontece…Porque veja, eu quero, eu tô vivendo uma situação de anormalidade, ou seja, esses caras podem investigar minha conta na casa do caralho, que não vão encontrar um centavo. Esses caras sabem que eu não tenho apartamento, esses caras sabem que eu não tenho a chácara, esses caras sabem que não só eu fiz muita palestra, como eu fui o mais bem pago conferencista do começo século 21. Só eu e o Clinton… Eu não sei se o Stiglitz depois, sabe? Agora se o cidadão começa a levantar suspeita de tudo isso, eu quero ver como é que eles vão provar que eu tenho uma chácara, como é eles vão provar que eu tenho um apartamento. Porque alguém vai ter que pagar “pra mim ter”. Porque eu não posso ter, sem pagar…

Roberto Carlos afirma que Lula colocaria a explicação na defesa, mas que a tese não vingaria, como ocorreu com Marcelo Odebrecht, pois a decisão será tomada com base no “domínio do fato e acabou”.

– É autoritária, a Justiça Brasileira é a última peça de autoritarismo da sociedade brasileira, e você tá embaixo dela agora, “fodeu!” O cara montou isso. Entendeu? No meu entender é isso, ele tem a faca e o queijo na mão, infelizmente dói dizer isso, tá? Agora, você tem uma coisa na tua mão porra: você, o PT, a Dilma…. Faz isso e foda-se! Vai ter porrada? Vão criticar? E daí? Ne porra… Numa boa, você resolve outro problema, que é o problema da governabilidade. Porra, você e Dilma, um depende do outro, cacete!


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7