Brasília Amapá |
Manaus

Lula começa a mobilizar aliados para conter impeachment, segundo petistas

Compartilhe

BRASÌLIA – O ex-presidente Lula deflagrou nesta quinta-feira uma ofensiva junto a políticos para tentar conter o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo petistas, ele está telefonando para vários parlamentares pedindo que eles atuem, perguntando se conhecem outros parlamentares, prefeitos e afins. Ou seja, mobilizando conhecidos.

Interlocutores de Lula no Congresso disseram a ele que sua maior primeira ação é para resolver o problema do PMDB, que está se afastando. Lula conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda na quarta-feira, quando o convidou para a posse. Mas Renan não foi à posse de Lula como ministro da Casa Civil.

Segundo um interlocutor do ex-presidente, ele não queria mesmo ir a Brasília para a posse, mas foi convencido depois do vazamento dos grampos.

– Tivemos que criar esse fato, ele tinha que vir. E dissemos ao Lula que ele precisa resolver o problema do PMDB – disse outro interlocutor do partido.

O presidente do Senado, que é aliado de Lula, disse que não foi às posses para se manter isento como presidente do Congresso neste momento de crise.

— Mais do que nunca, não posso ser governo e nem oposição. E a minha presença como presidente de uma instituição que representa a sociedade e os reflexos dessa sociedade tem que ser no sentido de uma presença institucional, nada que pareça partidarização merece a minha presença – disse Renan.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7