Brasília Amapá |
Manaus

Lula chega a Brasília para cerimônia de posse em meio a protestos

Compartilhe

RIO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou pouco depois das 8h desta quinta-feira a Brasília, em voo fretado, para a cerimônia de posse como novo ministro da Casa Civil. O petista chega em meio a grande tensão após a divulgação de gravações da Operação Lava-Jato pelo juiz Sérgio Moro de conversas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff que mostram indícios de acerto entre os dois para obstruir a Justiça e prejudicar as investigações, como por exemplo, o envio de um termo preventivo de posse em ‘caso de necessidade’. Há registros de protestos em São Paulo e Brasília contra e a favor a sua nomeação.

A cerimônia que oficializaria o retorno de Lula ao governo estava marcada para a próxima terça-feira, dia 22, mas depois da divulgação da conversa, o governo antecipou a posse para hoje, às 10h. Integrantes da Lava-Jato viram sinais de tentativa de obstrução à Justiça nos diálogos, assim como juristas ouvidos pelo GLOBO.

A presidente Dilma reagiu a Moro, classificando a divulgação de “flagrante violação da lei e da Constituição, cometida pelo juiz autor do vazamento”. Disse ainda que tomará “medidas judiciais cabíveis”. O juiz Sérgio Moro, em nota, defendeu a decisão de tirar o sigilo da investigação, sustentando que “governados devem saber o que fazem os governantes”. Para ele, “levantar sigilo permite saudável escrutínio público”.

A nomeação de Lula para a Casa Civil gerou protestos também da oposição, que ontem deflagrou uma chuva ações na Justiça para tentar impedir a nomeação oficial do ex-presidente. A avaliação da oposição é que Lula tenta se “blindar”, com foro especial, com a nomeação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7