Brasília Amapá |
Manaus

Julgamento da liminar de Cunha lota auditório do STF

Compartilhe

BRASÍLIA – Advogados, estudantes e curiosos lotaram o auditório do plenário do STF para acompanhar o julgamento da liminar que afastou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo. Todas as 243 cadeiras do auditório estão ocupadas. A equipe de cerimonial do tribunal teve que providenciar cadeiras e telões no salão de entrada para acomodar outras pessoas que querem assistir à sessão.

Parlamentares que foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira têm avaliações diferentes sobre as consequências da decisão liminar tomada pelo ministro Teori Zavascki. Ele determinou a suspensão do mandato de deputado federal de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e, consequentemente, seu afastamento da presidência da Câmara. Com isso, os atos dele, inclusive a condução do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, podem vir a ser questionados.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) elogiou a decisão de afastar Cunha, mas disse que os atos praticados por ele até agora são legais. Delgado votou a favor do impeachment em 17 de abril, mas fez questão de dizer que não achava legítimo que Cunha presidisse aquela sessão e ainda afirmou que a hora dele iria chegar.

— Todos os atos dele são legais. Não dá para contestar alguém que foi afastado hoje, suspenso. Mas não deixa de ser parlamentar. São atos reconhecidos. Eu acho que essa tese não prospera — afirmou Delgado nesta quinta.

Três parlamentares da Rede contrários ao impeachment também foram ao STF acompanhar o julgamento. Os deputados Alessandro Molon (RJ) e Aliel Machado (PR) e o senador Randolfe Rodrigues (AP) não concordaram nem discordaram da possibilidade de anular os atos de Cunha.

— Eu acredito que essa questão vai ser levada ao Supremo Tribunal Federal pelo advogado-geral da União (José Eduardo Cardozo). Ele tem demonstrado que vai arguir desvio de finalidade. Eu prefiro aguardar uma manifestação do Supremo nesse sentido — disse Molon.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7