Brasília Amapá |
Manaus

Juiz que suspendeu posse de Lula criticava governo e exaltava Moro no Facebook

Compartilhe

RIO e BRASÍLIA – O juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal de Brasília, usava seu perfil no Facebook para criticar o governo da presidente Dilma Rousseff e exaltar as ações do juiz Sérgio Moro e as investigações da Operação Lava-Jato. O magistrado suspendeu liminarmente nesta quinta-feira a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Após a decisão, Catta Preta apagou seu perfil na rede social.

Uma mensagem compartilhada por ele no dia 10 de março diz: “Pare de chamar os outros de golpistas defendendo quem te rouba. Você parece um retardado”. No mesmo dia, o magistrado compartilha o link de um abaixo-assinado e escreveu: “Sou totalmente a favor da Lava-Jato sob o comando do Moro”.

O GLOBO checou os perfis no Facebook das pessoas que comentavam e curtiam as mensagens publicadas pelo juiz. Elas são críticas do governo Dilma e mantêm relações com parentes do magistrado.

Em entrevista à rádio Band News, o juiz confirma que participou das últimas manifestações contra a presidente Dilma.

– Participei, sim. Eu acho que pelo motivo de todos os que estão lá. Uma indignação contra corrupção, o desgoverno, contra uma crise que está sendo mal administrada. Isso nao é uma postura do juiz, é minha atuação como cidadão. Estou agindo de acordo com a minha cidadania. No momento em que estou atuando como juiz, o que tenho que ver, e vi, é o que está no processo, as lei, a Constituição, as normas de conduta. O que levou a essa decisão foi isso – disse Catta Preta, que antes afirmou: – O juiz não é surdo nem cego ao que está acontecendo em todo o país. Não sou cego e surdo a isso, tudo isso eu tenho visto também e levo em conta. Mas, o que levou à decisão foi o que está na petição.

O magistrado disse não ser um conflito ter julgado a petição após ter ido à manifestação.

– Qualquer juiz, pessoa e ser humano sempre vai ter uma influência, vai agir de acordo com suas convicções políticas, religiosas, familiares, de acordo com o que a pessoa é. Quem julga não é uma máquina, é um ser humano.

Em uma postagem no início de março, o juiz escreveu no Facebook sobre a possibilidade de Lula ser ministro da Justiça e postou: “agora esculhamba de vez”. Na entrevista à rádio, ele disse que foi uma brincadeira e esperava que isso não fosse levado a sério.

Por volta de meio-dia, quando o perfil pessoal de Catta Preta já estava inativo, foi criada uma página pública com o nome dele. Em pouco mais de uma hora, mais de 14 mil pessoas já haviam curtido a página.

Catta Preta foi quem em 2010, já como juiz da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou a indenização de R$ 500 mil do caseiro Francenildo dos Santos Costa, vítima de quebra de sigilo bancário na Caixa Econômica Federal (CEF), em 2006. O sigilo dele foi violado após Francenildo ter acusado o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci de frequentar mansão aonde iam lobistas e garotas de programa.

GOVERNISTAS ACUSAM JUIZ DE LIGAÇÃO COM A OPOSIÇÃO

Os aliados da presidente Dilma Rousseff acusa o juiz Itagiba Catta Preta Neto de fazer campanha contra a presidente Dilma e de ligação com a oposição, em especial o PSDB. Ela mostrou cópias de todos que teriam sido retiradas da página do juiz na rede social.

– São dois prints. No primeiro print, ele aparece na manifestação pelo impeachment da presidente Dilma. No primeiro print, está aqui: Itagiba Catta Preta Neto. E o que que está escrito? Uma fotografia dele no ato e duas palavras só: “Fora, Dilma”. O outro print, eu vou ler rapidamente, do juiz Itagiba Catta Preta Neto: “O Lula está desesperado, está louco para fazer um acordo de delação premiada. Mas não sabe nem nunca soube de nada”. Esse é o juiz – disse Vanessa.

A senadora disse que o que se fazia hoje era um “teatro de tragédia”.

– Há fotos dele com um adesivo de 45 – comentou ela, depois.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7