Brasília Amapá |
Manaus

Itamaraty reage a decisão de El Salvador suspender contatos oficiais com Brasil

Compartilhe

BRASÍLIA – Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores disse esperar que o governo de El Salvador reconsidere sua decisão de suspender contatos oficiais com o Brasil, por não concordar com o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. Segundo o Itamaraty – cujo titular é o senador tucano José Serra – a atitude dos salvadorenhos causou estranheza, pelo fato de o país da América Central ser grande beneficiado de programas brasileiros de cooperação.

“Causam especial estranheza tantos equívocos, uma vez que El Salvador mantém intensas relações econômicas com o Brasil e é o maior beneficiário de cooperação técnica brasileira em toda a América Central”, diz um trecho da nota.

No comunicado, o Itamaraty afirma que o governo de El Salvador demonstrou “amplo e profundo desconhecimento” sobre a Constituição e a legislação brasileiras. A mesma ignorância, diz o órgão, também ocorre em relação ao rito em processos de impedimento e sobre o pleno funcionamento das normas e instituições democráticas no país.

“Por isso tudo o governo brasileiro espera que o governo de El Salvador reconsidere sua posição, com base em avaliação objetiva e factual da realidade, e em respeito às instituições brasileiras e aos princípios que têm regido as relações entre os dois países”, conclui o Itamaraty no comunicado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7