Brasília Amapá |
Manaus

Homem aluga apartamento pelo Airbnb, com câmeras ligadas dentro dos quartos para filmar relações sexuais de turistas

Compartilhe

Polícia Civil de São Vicente, no litoral de São Paulo, já identificou o proprietário do apartamento onde foi uma encontrada uma câmera, instalada atrás de um espelho e virada para a cama de um dos quartos, que filmava turistas que alugavam o imóvel em momentos de intimidade e, em alguns casos, até mantendo relações sexuais.

Segundo informações obtidas, o homem, que não teve o nome revelado, tem 38 anos e não mora no Brasil. Atualmente, o suspeito vive em Zurique, considerada a maior cidade da Suíça. Logo que a câmera foi desligada, o suspeito, que está em um fuso horário três horas além de Brasília, telefonou para os hóspedes perguntando a razão da câmera ter sido removida.

Ainda de acordo com a polícia, a hipótese de outras pessoas terem sido vítimas da invasão de privacidade não está descartada. Já foi comprovado, inclusive, que o aparelho estava conectado no local antes da chegada do último casal, que foi quem percebeu o objeto ligado na tomada, em pleno funcionamento, e decidiu acionar a polícia.

O apartamento fica no Condomínio Edifícios Blue Moon e Blue Sky, na Alameda Ari Barroso, na Ilha Porchat, um dos pontos mais procurados de São Vicente, e foi alugado por meio de um site de hospedagens, o Airbnb. O jornalista tentou entrar em contato com o rapaz, durante toda a manhã desta sexta-feira (2), mas não obteve retorno. Ele trabalha como modelo fotográfico na Europa.

A polícia continua trabalhando para levantar todo o conteúdo que foi filmado pela câmera e qual seria a utilidade das imagens, se estão armazenadas em algum local, se foram vistas online e, até mesmo, se foram vazadas. A advogada do casal, Cátia Menecatte, busca entender qual a extensão do dano, e até que ponto os direitos dos seus clientes foram atingidos.

Ressarcimento

A empresa Airbnb, especializada em hospedagens pela internet, decidiu ressarcir o valor gasto pelo casal de turistas que encontrou a câmera escondida. Eles pagaram R$ 922,37 por quatro diárias no Condomínio Edifícios Blue Moon e Blue Sky. O dono do imóvel foi banido do site. Segundo a advogada do casal, a empresa informou que seus clientes receberão o ressarcimento entre cinco e sete dias. A decisão foi tomada no domingo (28). Ela explica que a empresa está analisando os outros gastos do casal, como hotel e combustível.

Regras da plataforma

O Airbnb informou que baniu permanentemente o anfitrião da plataforma assim que soube do ocorrido. A empresa garante que as regras são claras ao proibir câmeras em quartos ou banheiros. Caso estejam em outros locais da casa, essa informação deve ser divulgada no anúncio.

A empresa também garante que está em contato e dando assistência ao casal desde quando este entrou em contato com a plataforma, e se colocou à disposição das autoridades policiais para auxiliar na investigação.

O Airbnb informa, também, que já registrou mais de 260 milhões de chegadas de hóspedes em todo o mundo, e incidentes como esse são extremamente raros. A plataforma ainda afirma que leva muito a sério a privacidade.

O caso

O casal de turistas que aproveitava as férias em São Vicente se assustou ao encontrar uma câmera escondida atrás de um espelho no apartamento de temporada em que estava. Segundo a polícia, o casal, formado por uma arquiteta, de 28 anos, e um analista de sistemas, de 27, moradores da região do ABC paulista, encontrou o equipamento após perceber luzes piscando por trás do espelho. Os turistas logo desligaram a câmera e a retiraram de onde estava escondida, assustados e preocupados com a possibilidade de terem sido gravados em algum momento íntimo.

De acordo com o registro oficial, logo depois que desligaram o equipamento, os turistas receberam uma ligação do dono do imóvel, questionando se havia ocorrido algum problema. Eles falaram sobre a câmera, e o responsável alegou que a instalação era uma medida de segurança, e que era mencionada no site de reservas. O casal, porém, garantiu aos policias que não havia nada sobre isso na descrição do apartamento.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7