Brasília Amapá |
Manaus

Grupo de mulheres espalha cartazes contra Pedro Paulo

Compartilhe

RIO — Um grupo de mulheres espalhou cartazes em diversos pontos da cidade contra o secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PMDB e acusado de ter agredido a ex-mulher, Alexandra Marcondes. A mobilização, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, começou a ser organizada no sábado. As mensagens trazem frases como “Pedro Paulo bate em mulher”, “O Rio não quer agressor de mulher” e “Violência contra a mulher não pode ter vez na prefeitura”.

A página “Mulheres contra Pedro Paulo”, criada no Facebook para divulgar as ações, angariou mais de 1.700 curtidas até o fim da tarde desta terça-feira. Os cartazes foram colados em locais como a Praça São Salvador, em Laranjeiras, a Praça Saens Peña, na Tijuca, a Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema, a Rua Jardim Botânico e a Rua Muniz Barreto, em Botafogo.

— Achei o movimento interessante. Acho um absurdo essa candidatura, mas não acho que os cariocas vão eleger um candidato que bate em mulher — disse a farmacêutica Ana Beatriz Lana, que fotografava os cartazes em Botafogo.

Em nota, o movimento afirmou que é “inaceitável” que Pedro Paulo seja candidato. Segundo o grupo, “o candidato de Eduardo Paes banaliza a violência contra as mulheres e sua gravidade”. Pedro Paulo responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por lesão corporal. Em depoimento à Polícia Civil, em 2010, a ex-mulher relatou as agressões. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) também atesta as lesões. No entanto, à Procuradoria-Geral da República, Alexandra reconheceu que foi empurrada, mas afirmou que o pré-candidato se defendeu das agressões. O procurador-geral, Rodrigo Janot, solicitou ao STF a investigação sobre o caso e destacou a mudança na versão apresentada por Alexandra, que prestará novo depoimento.

Pesquisas internas do PMDB apontam que as acusações de agressão já provocam desgaste na imagem de Pedro Paulo. O partido, no entanto, mantém a candidatura, referendada pelo prefeito Eduardo Paes. Uma das estratégias discutidas é usar o programa no horário eleitoral gratuito, logo no início da campanha, para tratar o assunto como um caso isolado, fruto de uma discussão de casal, e rebater a pecha de agressor. Um depoimento positivo de Alexandra sobre o ex-marido deverá ser usado.

Procurado, Pedro Paulo ainda não se manifestou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7