Brasília Amapá |
Manaus

Governo tenta mostrar força e apresenta lista com nomes da oposição

Compartilhe

BRASÍLIA — Em meio a anúncios de debandada de aliados, deputados que apoiam o governo tentam mostrar que ainda tem votos para barrar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os deputados do PCdoB e do PT apresentaram, nesta quinta-feira, documento que pede a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia, com a assinatura de 186 deputados. A assessoria distribuiu uma lista com as assinaturas e, entre eles, estavam deputados do PSDB, DEM, Solidariedade — partidos de oposição — e deputados de partidos da base que votam a favor do impeachment.

Ao apresentar a frente, a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) afirmou que ela teria como objetivo “sinalizar a necessidade do debate do impeachment”:

— É uma situação institucional grave. Não pode ser tratado como disputa política.

Logo depois de falar da frente, a deputada Luciana fez questão de afirmar na coletiva que o governo já tem mais de 172 assinaturas para barrar o impeachment. Quando indagada sobre a presença de deputados da oposição na lista apresentada por sua assessoria para a criação da frente parlamentar, a deputada disse que assinaram porque devem defender a democracia.

Entre os nomes que constam na lista da frente divulgada pela assessoria da parlamentar está o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). O deputado diz não se lembrar se assinou ou não, mas afirma que a palavra democracia não é propriedade de nenhum partido que ele apoia o impeachment e se houve tentativa de mostrar situação diversa, é “a velha malandragem”.

— Eu assinei várias coisas, mas quando vem aos ouvidos uma palavra tão bonita quanto democracia, não tenho a menor dificuldade, é automático. A palavra democracia não é propriedade de um partido. Se tem outros propósitos, é a velha malandragem — disse o tucano.

Uma frente parlamentar só é registrada se tiver pelo menos 198 assinaturas. Caso o número de assinaturas, ainda em conferência pela Secretaria Geral da Mesa, for menor, ela não será criada. A deputada, ao anunciar a frente, disse que a frente teria 186 deputados e 32 senadores, mas que ainda faltava a assinatura de alguns. A deputada disse que começou a coletar há duas semanas.

Além de Luciana, outros deputados também aproveitaram a coletiva para falar. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) acusou a oposição de querer passar a impressão de que há o chamado “efeito manada” e um clima de “já ganhou”.

— Ninguém vai ter números agora. Querem criar a onda do já ganhou, do efeito manada. Aqui não tem boi, ninguém é gado. É um discurso ruim para a sociedade brasileira. Aqui é o discurso da consciência política. Há uma tentativa de passar o ambiente do já ganhou quando isso não é verdade — disse Jandira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7