Brasília Amapá |
Manaus

Governo analisa dados sofre sífilis para tomar providências, diz ministro

Compartilhe

BRASÍLIA — O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse, nesta sexta-feira, que a pasta está tendo reuniões para tratar do aumento de casos de sífilis congênita ocorrido nos últimos anos. Na quinta, O GLOBO mostrou que os registros em recém-nascidos mais que triplicaram, passando de 5 mil para 16 mil por ano entre 2008 e 2014. Além disso, o antibiótico usado no tratamento contra a doença está em falta.

— Estamos ciente disso. Ontem à noite (quinta-feira), tivemos uma reunião com secretário da Secretaria de Atenção à Saúde (Alberto Beltrame). E vamos fazer uma reunião na próxima segunda-feira para analisar esses dados e tomar as providências necessárias — afirmou o ministro.

Um relatório interno assinado pelo diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, detalha a escalada dos casos de sífilis em gestantes e em recém-nascidos desde 2008, prevendo um recrudescimento do problema em 2016. No documento, Mesquita recomenda a “aquisição urgente” de penicilina cristalina. Usado para tratar bebês que foram infectados no útero materno, o medicamento está em falta no Brasil.

Considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas graves em seus estágios iniciais, a sífilis pode levar a problemas cardíacos, meningite e até à loucura. Se contraída por mulheres grávidas, a bactéria Treponema pallidum, responsável pela sífilis, pode causar, nos bebês, malformações (como a microcefalia), cegueira e deficiência mental. Os casos mais graves levam à morte. Por isso, exames pré-natais são importantes para detectar a doença em sua fase primária, impedindo o contágio do filho pela mãe. O tempo de exposição à bactéria é determinante.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7