Força Aérea pune com exclusão da vida militar sargento que transportou cocaína em avião da FAB

Por Henrique em 12 de maio de 2022 às 20:54 | Atualizado 12 de maio de 2022 às 20:55 Força Aérea pune com exclusão da vida militar sargento que transportou cocaína em avião da FAB

Brasil – A Força Aérea Brasileira (FAB) excluiu definitivamente, nesta quinta-feira (12) o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, do seu quadro. O agora ex-militar foi preso em Sevilha, na Espanha, em 2019, ao transportar 39 quilos de cocaína pura em um voo da comitiva presidencial e acusado de tráfico internacional de drogas.

Segundo a FAB, a exclusão de Rodrigues é resultado do processo administrativo aberto para julgar a conduta dele e está “em conformidade com o Estatuto dos Militares”.

“A decisão foi proferida após cumprido o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa”, diz a FAB.

Por nota, a Força Aérea disse ainda que “atua para coibir irregularidades e repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

Rodrigues havia sido condenado pela Justiça Militar da União em 15 de fevereiro passado. A pena é de14 anos e seis meses de prisão.

Na ocasião, a defesa do ex-sargento alegou que a droga não foi transportada no avião da FAB, e sim, passada a ele depois do pouso, na Espanha. Os advogados pediram a troca da acusação de tráfico internacional para crime com pena menor: o de recebimento, venda, fornecimento ou transporte de substâncias entorpecentes.

Em fevereiro de 2020, a Justiça espanhola já havia condenado o então sargento a seis anos e um dia de prisão. Além disso, ele foi sentenciado a pagar multa de 2 milhões de euros.

A partir da descoberta da cocaína em um avião da comitiva do presidente da República, a Polícia Federal (PF) deflagrou, pelo menos, cinco fases da operação batizada de “Quinta Coluna”, que investiga um grupo suspeito de traficar drogas em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A última etapa ocorreu em dezembro do ano passado