Brasília Amapá |
Manaus

“Eu acho o instituto tão confiável quanto a honestidade do Lula”, disse Caio Copola sobre Datafolha

Compartilhe

O jornalista Caio Coppolla, comentarista político da CNN Brasil, colocou em xeque a última pesquisa eleitoral do Datafolha, a qual apontou um vitória esmagadora do ex-presidiário Lula na próxima eleição presidencial.

Segundo Coppolla, o levantamento apresentado pelo instituto seria “irreal” e teria como objetivo manipular a opinião pública em favor do líder petista. Para tanto, o comentarista citou uma teoria chamada “Profecia Autorrealizável”, criada pelo sociólogo Robert K. Merton.

De acordo com a teoria citada por Coppolla, uma mentira pode se tornar real a partir do momento que as pessoas passem a acreditar nela, que, inconscientemente, agiriam para concretizá-la.

Na opinião de Coppolla, a pesquisa do Datafolha é “descolada da realidade” e serviria para influenciar as pessoas a acreditarem que Lula tem uma ampla vantagem sobre os demais concorrentes à Presidência — principalmente o atual presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Assim, alguns indivíduos seriam influenciados a votar em Lula e outros seriam persuadidos a desistir de apoiar Bolsonaro, por exemplo, pois acreditaria que o resultado da eleição já estaria definido.

Para dar embasamento à sua opinião, Coppolla ainda mencionou o levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisa, conhecido por ser bastante certeiro em suas sondagens.

No levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa, feito uma semana antes do Datafolha e que contou com um número similar de pessoas ouvidas, os números apresentados foram bem diferentes. O estudo apontou vitória de Bolsonaro no 1° e 2° turno sobre Lula. Inclusive, a diferença percentual seria de apenas 3%, em média, para o atual presidente.

O comentarista político também destacou que a pesquisa do Datafolha não deve ser ignorada, mas combatida, pois “mentira” tem força.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7