Brasília Amapá |
Manaus

Estrella Galicia vai investir R$ 2 bilhões em primeira fábrica de cerveja no Brasil

Compartilhe

Brasil – A marca de cerveja espanhola Estrella Galicia, de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, anunciou o projeto de construção de uma fábrica localizada na cidade de Araraquara no estado de São Paulo.

A fábrica será a primeira da Estrella Galicia fora da Espanha e representaria o maior investimento da marca no Brasil, seu maior mercado fora da terra natal e onde seus produtos são produzidos de forma terceirizada e também importados.

No Brasil, a Estrella Galicia está presente desde 2008. A Hijos de Rivera menciona, sem citar números, que a operação brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha e que possuiria cerca de 1% do mercado de cervejas premium no país, que representa entre 15 e 20% do mercado de cervejas nacional.

A categoria de cervejas premium é a que mais cresce no Brasil e tem sido alvo de investimentos sucessivos das grandes cervejarias presentes no país e também recebido interesse de cervejarias de menor porte. A Hijos de Rivera tem buscado aproveitar essa tendência de crescimento para desenvolver a marca Estrella Galicia q fazer seu negócio menos dependente do mercado espanhol.

A fábrica anunciada agora terá um resultado de um investimento de R$ 2 bilhões e possuiria capacidade de produção de 300 milhões de litros por ano de produtos da Estrella Galicia, inicialmente a produção ficaria em cerca de 100 milhões de litros anuais. A unidade será responsável por produzir cervejas não só para o Brasil mas também para a atuação da cervejaria na América Latina.

É interessante perceber que a estratégia de busca por ampliação de mercado no Brasil da Estrella Galicia se assemelha muito a utilizada pela Heineken para se expandir pelo país, uma parceria inicial com a Coca Cola para distribuição enquanto busca ganhar escala de produção através de produção própria.

Os limitantes nesse sentido são que a marca Estrella Galicia é muito menos internacionalizada e a capacidade financeira da holandesa é muito maior, uma vez que ela é a segunda maior cervejaria do mundo e seu nível de crédito deve superar em muito o da espanhola.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7