Brasília Amapá |
Manaus

Erundina é pré-candidata à prefeitura de São Paulo pelo PSOL

Compartilhe

SÃO PAULO – A deputada federal Luiza Erundina lançou sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo pelo PSOL. Erundina, que já foi prefeita de 1989 a 1992, entra em um cenário eleitoral já povoado. Com seu nome no páreo, já são 14 os pré-candidatos.

Em coletiva nesta segunda-feira, a deputada prometeu uma campanha alegre. Erundina filiou-se ao PSOL em março e ficará no partido até a fundação da Raiz Cidadanista, ainda em processo de registro no Tribunal Superior Eleitoral.

– Quero dialogar com os eleitores de todos os candidatos. Vou buscar eleitores que não tenho. Não conto com tempo de televisão.

De acordo com a pré-candidatura, o fim do financiamento empresarial favorece sua campanha.

– Mas muito cuidado porque pode ter muito caixa dois. E se tiver caixa dois, vocês vão ver o que a gente vai fazer.

Erundina se colocou contra a proposta de eleições para as subprefeituras, que chamou de balcão de negócios e afirmou que irá chamar técnicos para avaliar outras medidas polêmicas da gestão Haddad, como as ciclovias.

– Não sou a favor (das eleições para subprefeito), ainda mais com o vazio de participação que a cidade tem vivido. Essa tese eu não adoto. É arriscada.

Deputada federal, Erundina também falou sobre a votação do impeachment nesta semana. A pré-candidata criticou o governo petista, mas afirmou que seguirá a decisão do partido de votar contra o impeachment.

– A redemocratização ainda não se completou.

REDE DEFINE PRÉ-CANDIDATO

Outro partido que tem um pré-candidato definido é a Rede Sustentabilidade, ligado a Marina Silva. O vereador Ricardo Young foi o nome escolhido. O vereador afastou a possibilidade de uma união com o PSOL.

– A Rede deve conversar com todos, esse diálogo é saudável, mas não vejo nada de inovador [na candidatura de Erundina] – disse Ricardo Young.

Os dois fizeram campanha por Marina Silva, candidata à Presidência em 2014, pelo PSB, antigo partido de Erundina.

Young também fez críticas à gestão do atual prefeito petista. De acordo com o pré-candidato da Rede, com exceção da mobilidade urbana, Haddad não conseguiu avanços na saúde, na educação e na habitação.

Com os dois candidatos, já são 14 os pré-candidatos à Prefeitura. O número deve aumentar com a definição de partidos nanicos. É com eles que Rede e PSOL buscam apoio. O PPS, ex-partido de Ricardo Young, está em conversações avançadas para apoiar sua candidatura, que também quer o apoio do PPL.

– Para nós, é muito importante que sejam alianças programáticas, que tenham absoluta convergência no plano de governo – afirmou Young.

* estagiário sob supervisão de Jaqueline Falcão


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7